Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Governo apresenta primeira versão do mapa de gestão territorial ambiental do ZEE – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Meio Ambiente

Governo apresenta primeira versão do mapa de gestão territorial ambiental do ZEE

Após 10 anos de sua implementação, o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE) do Acre passa por revisão, atualização e incorporação de novos dados e elementos.  O mecanismo de gestão territorial é a base da política de desenvolvimento sustentável do governo do Estado, que agrega prosperidade econômica com valorização do capital natural, justiça social, com melhoria da saúde e educação, geração de emprego e renda e conservação dos recursos naturais.

Conselhos apreciaram a primeira versão do mapa de gestão territorial ambiental (Foto: Maria Meirelles/Secom)

A partir da próxima semana, o novo mapa de gestão territorial ambiental estará disponível para consulta pública no portal do governo do Acre por 60 dias, podendo ser prorrogada por mais 30. Sociedade civil e demais instituições poderão colaborar com a revisão e atualização do documento.

Edegard de Deus, secretário de Estado de Meio Ambiente, explica que o ZEE é fundamental para planejamento e execução das atividades desenvolvidas no território. “Esse mecanismo de gestão define quais as potencialidades e as restrições de uso. Em 2000 tivemos a primeira versão, a segunda saiu em 2007, que definiu o mapa de gestão e, agora, depois de 10 anos, estamos fazendo a revisão. Essa nova configuração do mapa de gestão territorial e ambiental é feita a partir de estudos temáticos sobre a dinâmica socioeconômica e cultural que se consolidou ao longo dos anos.”

Na última quinta-feira, 6, a Comissão Estadual do ZEE apresentou a primeira versão do mapa de gestão territorial, as diretrizes da Lei do ZEE, perspectivas para o processo de revisão nos próximos anos e destacou avanços e desafios da primeira etapa do trabalho de revisão e atualização do mecanismo de gestão aos conselhos de Meio Ambiente e Tecnologia (Cemact),  Estadual Florestal (CEF) e o de Desenvolvimento Rural  e Florestal Sustentável (CDRFS).

Gestão territorial ambiental

ZEE é a base de sustentação para a política de desenvolvimento sustentável (Foto: Arison Jardim/Secom)

O zoneamento é o pilar da política de crescimento econômico aliado à preservação ambiental, que há quase 20 anos vem sendo implementada e apresenta resultados facilmente constatados na melhoria de indicadores econômicos locais, como o Produto Interno Bruto (PIB), por exemplo, que nas últimas duas décadas saltou de aproximadamente R$ 1 bilhão para R$ 14 bilhões.

Ainda segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2017), o Estado do Acre apresentou o quarto maior crescimento acumulado do PIB em 13 anos. Hoje, a economia acreana apresenta uma taxa de crescimento sensivelmente maior que a média de grandes estados brasileiros, segundo recente estudo realizado pelo Banco Itaú. E está entre as nove unidades federativas com maior equilíbrio financeiro, de acordo com o Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda.

Esse modelo de gestão integrada do território promove o desenvolvimento em bases sustentáveis, tanto na dimensão socioeconômica quanto ambiental. No Acre, as atividades produtivas de uso da terra. “É do ZEE que emana toda a verticalização das ações estratégicas do governo”, salienta Átila Magalhães, chefe da Divisão de Zoneamento Ecológico-Econômico da Sema.

O Zoneamento Ecológico-Econômico é utilizado na formulação de políticas territoriais, considerando as potencialidades e limitações do meio físico, biótico e socioeconômico. De uso público, o instrumento é utilitário para toda a sociedade e exerce importante papel na melhoria da qualidade de vida dos acreanos e na construção da sustentabilidade na Amazônia.

Encaminhamentos

Após a consulta pública, outras alterações serão realizadas e um novo mapa de gestão territorial será apresentado aos conselhos para aprovação. A versão final seguirá para a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) e só então é sancionada pelo governo do Estado como lei.

A nova versão do ZEE está prevista para ser concluída em meados de 2019. O processo de construção é gerido pela Sema, que coordena tudo de maneira participativa, garantindo a contribuindo de membros da sociedade civil, ONGs e instituições públicas das três esferas de poder – municipal, estadual e federal.

Para concluir o trabalho, o governo do Estado conta com a contribuição de instituições renomadas como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável (GIZ), IBGE, Universidade Federal do Acre (Ufac), Instituto Federal do Acre (Ifac), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (Fapac) e Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac).

Lei também: Gestão territorial e ambiental do Acre


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464