Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Programa de Conservação e Recuperação da Bacia do Rio Acre concorre a prêmio nacional – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Meio Ambiente

Programa de Conservação e Recuperação da Bacia do Rio Acre concorre a prêmio nacional

Iniciado em dezembro de 2011, durante o primeiro ano de mandato da gestão do governador Tião Viana, o Programa de Conservação e Recuperação de Nascentes e Matas Ciliares da Bacia do Rio Acre é um dos finalistas da 1ª edição do Prêmio ODS Brasil (Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).

Além de concorrer com o Programa de Conservação e Recuperação da Bacia do Rio Acre, na categoria Governo, o Acre também disputa com outras duas políticas públicas: Mulher Cidadã e o Programa Jurisdicional de Redd+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal com Benefícios Socioambientais).

Programa é pautada no Plano Estadual de Recursos Hídricos do Acre (Foto: Arison Jardim/Secom)

Ao todo, 39 práticas disputam o reconhecimento, que divide os participantes em quatro categorias: Fins Lucrativos; Ensino, Pesquisa e Extensão; Governo; e Sem Fins Lucrativos. O governo federal recebeu 1.038 inscrições. A premiação será promovida nesta quinta-feira, 13, em Brasília.

O programa integra a sociedade no processo de conservação e recuperação de nascentes e matas ciliares da bacia do Rio Acre, estimulando a adoção de práticas que restaurem a vegetação. A iniciativa, capitaneada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), também promove a formação, comunicação e educação ambiental da sociedade e instituições.

A política pública, que é pautada no Plano Estadual de Recursos Hídricos do Acre, combate o desmatamento das Áreas de Proteção Permanente (APP), o assoreamento dos cursos de água e a extinção das nascentes.

“Com a implementação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), o Programa de Conservação e Recuperação de Nascentes e Matas Ciliares da Bacia do Rio Acre tomou uma dimensão ainda mais ampla. Praticamente todos os produtores que possuem propriedades ao longo do rio estão inseridos nele e receberam mais de um milhão de mudas para plantar nas APPs”, observa o gestor da Sema, Edegard de Deus.

Concorrendo com três políticas públicas, o governo do Estado demonstra o êxito das políticas de cunho socioambiental e econômico que desenvolve nas últimas duas décadas. “Carrego no peito o sentimento de dever cumprido, pois o Acre fez algo que, praticamente, nenhum outro estado fez: optou por um modelo de desenvolvimento com base nos princípios da sustentabilidade e, assim, pudemos manter os nossos 87% floresta, reduzir o desmatamento e incentivamos as atividades produtivas nas nossas áreas abertas, além de desenvolvermos atividades produtivas e econômicas na floresta, gerando emprego, renda e melhoria da qualidade de vida dos acreanos”, pontua o secretário.

Resultados

Expedição Rio Acre estudou uma nova relação do rio com as cidades (Foto: Arison Jardim/Arquivo Secom)

Ao todo, 120 Unidades Demonstrativas foram implantadas, permanecendo intactas e em processo de desenvolvimento. A maioria se encontra em estágio de regeneração natural nas APPs.

Durante a implantação das Unidades Demonstrativas, foram realizadas várias palestras e cursos com os produtores envolvidos relacionados à Recuperação de Áreas Degradadas e Educação Ambiental, visando à sensibilização dos produtores quanto à importância da preservação e conservação dos Recursos Hídricos, o que contribuiu para o sucesso do Programa de Recuperação de Nascentes e Matas Ciliares.

A iniciativa contemplou mais de mil pessoas, diretamente, nas ações de recuperação das matas ciliares e nascentes da bacia do Rio Acre.

Prêmio ODS Brasil

O Prêmio ODS Brasil visa incentivar, valorizar e dar visibilidade à práticas que contribuam para o alcance dos objetivos e metas da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável no território brasileiro. A ideia é formar um “banco de práticas” que sirva de referência na implementação e disseminação da Agenda 2030.

Leia mais: Governo do Acre é finalista do Prêmio ODS Brasil com três iniciativas


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464