Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Governo anuncia redução do ICMS do combustível para aviação e retorno dos voos diurnos a partir de junho – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Fomento ao turismo

Governo anuncia redução do ICMS do combustível para aviação e retorno dos voos diurnos a partir de junho

Evento realizado pela secretaria de Turismo também discutiu retorno dos voos internacionais

Demonstrando compromisso com a população que se locomove por meio de transporte aéreo, o Governo do Estado do Acre anunciou a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no combustível de aviação para empresas nacionais que operarem durante o dia nos aeroportos de Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

O percentual cobrado sobre o querosene, que antes era de 25%, passa a ser de apenas 3%. Para a secretária de Estado de Turismo, Eliane Sinhasique, o esforço da administração pública atende uma demanda de passageiros que pediam o retornos dos voos diurnos.

“Essa conquista é muito importante para a chegada e saídas de pessoas ao Acre e outros destinos porque há uma reclamação muito grande dos passageiros por conta que os voos são feitos somente durante a madrugada”, destacou.

A empresa Gol Linhas Aéreas já confirmou a retomada dos voos diurnos para o Acre a partir do dia 1º de junho. Pela nova programação, o voo 2046 parte de Brasília às 9h30, com chegada às 10h55 em Rio Branco, sempre às segundas-feiras, terças, quartas, sextas-feiras e sábados.

Passageiros para Cruzeiro do Sul desembarcam às 12h35, no aeroporto de Cruzeiro. Para a segunda maior cidade do Acre, o voo 1769 deixa Rio Banco às 11h30.

Já de Cruzeiro do Sul a Rio Branco, o voo 1770 deixa o Vale do Juruá às 13h05 com chegada a Rio Branco às 14h15.
O voo 2047, de Rio Branco para Brasília, decola da capital acreana às 14h45, com chegada à capital federal às 19h45, também às segundas-feiras, terças, quartas, sextas-feiras e sábados.

A solenidade realizada em um hotel de Rio Branco, nesta sexta-feira, 15, contou com a presença do vice-governador, Major Rocha, da secretária de Estado de Turismo e Empreendedorismo, Eliane Sinhasique, do chefe da Casa Civil, José Ribamar Trindade, empresários locais e representantes da Polícia Federal, Receita Federal e Infraero.

A solenidade foi realizada nesta sexta-feira, 15, (Foto: Odair Leal)

Governo elabora proposta para não cobrar ICMS no combustível da aviação de empresas que voarem entre cidades do Norte do país e retorno de voos internacionais

Durante o evento, a secretária Eliane Sinhasique adiantou que o Governo do Estado deve apresentar um Projeto de Lei que estabelece o fim da cobrança do ICMS sobre o querosene da aviação para empresas brasileiras que realizarem voos regulares do Acre para outros estados da Região Norte também durante o dia.

“Isso vai ser muito importante para a interligação de Rondônia, Amazonas, Pará e demais estados com o Acre. Consequentemente, abre a possibilidade de intercâmbio com o Peru e o retorno da nossa rota internacional”, pontua.

Segundo Sinhasique, uma companhia aérea regional do Amazonas já sinalizou interesse em trazer voos para Rio Branco e Puerto Maldonado, no Peru. Sobre o assunto, a gestora aproveitou a oportunidade para entregar ao chefe da Casa Civil, José Ribamar Trindade, um relatório sobre os entraves burocráticos que impedem a internacionalização dos aeroportos locais.

O empresário e presidente do Conselho Estadual de Turismo, Rizomar Araújo, disse que o empenho da atual gestão em trazer de volta voos para outros países demonstra o interesse em alavancar o setor turístico local.

O governo deve apresentar um Projeto que estabelece o fim da cobrança do ICMS sobre o querosene da aviação para empresas que realizarem voos regulares do Acre ( Foto: Odair Leal)

“Esse é um sonho da população e dos empresários que trabalham com turismo no Acre. Com este retorno dos voos internacionais, turistas europeus, asiátiacos e americanos vão ter a opção de passar por aqui e, consequentemente, aquecer nossa economia”, frisou.

O Acre e suas potencialidades turísticas

Localizado no coração da Amazônia, a maior floresta tropical do mundo, o Acre, naturalmente, atrai olhares e desperta a curiosidade de turistas do mundo inteiro.

Com 87% da cobertura vegetal preservada, o turismo ambiental é um forte produto a ser explorado em várias regiões acreanas. Na região do Parque Estadual do Chandless, em Manoel Urbano, a observação de aves raras tem atraído centenas de turistas, anualmente.

Com suas trilhas e cachoeiras, o Parque Nacional da Serra do Divisor, local mais ocidental do Brasil, é outro atrativo para quem deseja conhecer a beleza e a biodiversidade da região.

O misticismo e preservação das culturas tradicionais dos festivais indígenas são atrações a parte que encantam pessoas de vários países. Somente no feriado de Carnaval deste ano, turistas movimentaram R$ 150 mil em uma aldeia do povo Manchineri, no Jordão.

O turismo ambiental é um forte produto a ser explorado em várias regiões acreanas ( Foto: Arquivo Secom)

Destaque também para o turismo religioso. O Novenário de Nossa Senhora da Glória, em Cruzeiro do Sul, é a segunda maior festa católica da Amazônia. Cerca de 100 mil pessoa participam das festividades, todos os anos.

O vice-governador, Major Rocha, disse que o Acre tem papel de destaque com suas características peculiares voltadas para o turismo. Para o gestor, este é o momento de fomentar o setor e aproveitar as potencialidades locais.

“O retorno dos voos diurnos é a prova que o novo governo está comprometido em investir e dar as condições necessárias para fortalecer o turismo acreano. Certamente, isso vai ter reflexo não só no fluxo turístico, mas também no número de passageiros e o valor das passagens. Precisamos que o setor privado invista na infraestrutura hoteleira, de restaurantes para que os turistas possam ter uma excelente experiência ao conhecer o Acre”, pontuou.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464