O Acre sediará a Semana Cultural da China, evento que busca promover o intercâmbio da arte e da cultura dos dois povos na região amazônica. A atividade é resultado da articulação do governo do estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), com a embaixada do país asiático. A notícia foi dada pelo presidente da FEM, Manoel Gomes ‘Correinha’, que está em Brasília buscando recursos e parcerias para fortalecer o movimento cultural do Acre.
“Mesmo com todos os problemas que o estado enfrenta, o governador Gladson Cameli não está omisso às necessidade da cultura, porque acredita que ela é um ferramenta de transformação social. O fortalecimento das relações internacionais é um exemplo disso”, destaca.
O presidente destacou ainda que a Semana Cultural da China vai estreitar relações sociais e culturais entre os acreanos e chineses, além de abrir portas para os artistas locais se projetarem em nível internacional.
“Estamos estreitando as relações do Acre com a China, e a semana vem para isso, para valorizar os intercâmbios culturais entre os dois povos. Na China há grandes festivais em que os nossos artistas também podem participar”, disse Correinha.
O titular da FEM explicou ainda que a Semana será realizada a partir de outubro, e contará com exposição fotográfica, cinema, música, palestras, dentre outras atividades promovidas pela Embaixada.
Liberação de recursos
Ainda em Brasília, o presidente da FEM, foi à Secretaria Especial de Cultura para solicitar a liberação de parte do recurso pendente do Jamaxi Cultural. “Temos aproximadamente R$ 600 mil aguardando liberação para o Jamaxi Cultural. Essa quantia nos ajudará a movimentar a cultura em vários municípios do estado”, explicou.
Durante o diálogo, o Secretário Henrique Pires disse que buscará garantir a liberação do recurso e aproveitou o momento para informar que nas próximas semanas, o governo abrirá o sistema de convênios para recebimento de propostas na área cultural, e que a Secretaria terá sensibilidade para buscar atender às demandas do Acre.
Toda a agenda foi acompanhada pela deputada Mara Rocha. “A parlamentar intermediou os contatos com essas instituições para que possamos fechar parcerias e estreitar relações com os diferentes órgãos. Sua atuação está sendo fundamental nesse processo”, explicou Correinha.