“É o sonho de toda uma vida”
Três dias de barco distante do município de Feijó, subindo o Alto Rio Envira. Esse é o trajeto do professor Aldenir Matos, da etnia Huni Kuin, também conhecidos como Kaxinawá, para ministrar aulas na Escola Indígena Nova Olinda. É também assessor pedagógico dos professores indígenas da rede estadual da sua região e na noite desta quarta-feira, 29, recebeu o diploma de Licenciatura em Pedagogia.
“Eu sou professor desde 2011. Fiz o curso de magistério para estar bem preparado para exercer a profissão, mas fazer Pedagogia e poder aprimorar nosso conhecimento era um grande sonho pra mim, pra minha família, pro meu povo”, conta Matos.
Dos 143 professores das escolas estaduais urbanas e rurais de Feijó que tiveram a oportunidade de cursar a graduação, 65 são indígenas. O curso de Pedagogia foi realizado em regime de colaboração entre o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) e a Universidade Federal do Acre (UFAC), pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Parfor. Por meio do trabalho conjunto, professores da rede pública estadual de 19 dos 22 municípios do estado estão recebendo formação de nível superior.
“É muito importante sempre investir na formação de professores. A maioria atua na zona rural e a partir de agora vão atender com melhor qualidade os nossos alunos de comunidades bem distantes e eles terão, enfim, professores capacitados, formados na área, para oferecer a educação de qualidade que estamos sonhando”, avalia o coordenador do núcleo da SEE em Feijó, Everly Damasceno do Nascimento.
As três turmas graduadas iniciaram a formação em 2015, tendo aulas no período de janeiro a março, aproveitando o período das férias escolares. Os professores pertencem ao quadro da Ufac e à Secretaria de Educação cabia a liberação e organização da logística para que todos os professores pudessem estar no município durante o período das aulas.
Para a professora Lídia Cavalcante, chefe do departamento de formação e assistência educacional da SEE, o sentimento é de orgulho diante do esforço de toda a equipe e, principalmente, dos que chegaram até o final. “É uma parceria forte em torno de um programa que vem atender a necessidade dos nossos municípios, principalmente aqueles mais carentes de formação. Participar desse momento é algo que nos deixa muito felizes”, afirma.
Segundo o vice-reitor da UFAC, professor Josimar Ferreira, o diálogo e a parceria com a Secretaria de Educação têm se fortalecido a cada dia. “Temos várias ações acontecendo e outras se desenhando. Uma das novidades que vêm por aí são cursos de especialização na modalidade à distância para esses e outros professores já graduados. Nós estaremos juntos em defesa de uma educação básica de qualidade”, anuncia Ferreira.
Já neste ano de 2019, mais doze turmas iniciaram o curso de Pedagogia pelo Parfor nos municípios de Cruzeiro do Sul, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Santa Rosa, Jordão, Feijó e Tarauacá. Um total de 485 alunos.
O Parfor tem como objetivo, induzir e fomentar a oferta de educação superior, gratuita e de qualidade, para professores em exercício na rede pública de educação básica, para que estes profissionais possam obter a formação exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB e contribuam para a melhoria da qualidade da educação básica no País.