A Fundação Mapfre, em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/AC), realizou nesta quarta-feira, 5, e quinta,6, a 6ª edição da capacitação do Programa Educação Viária é Vital.
Segundo a orientadora da Fundação, Elaine Cristina Alves, a capacitação é destinada a professores de escolas públicas e privadas , tem como objetivo contribuir para a diminuição dos números de acidente de trânsito através da educação de trânsito.
“No curso instruímos como os educadores podem trabalhar a educação viária dentro da sala de aula, fortalecendo a adoção de um comportamento correto no trânsito. Os professores são multiplicadores de conhecimento, quando eles ensinam nas escolas, os alunos levam para seus responsáveis”, explica.
A partir da capacitação, escolas acreanas desenvolvem projetos educativos focados em transformar o trânsito. Para a diretora da Escola Estadual Professora Raimunda Silva Pará, Sannye Sayonara, a parceria entre Detran e Mapfre possibilita que o programa chegue a mais pessoas.
“Conheci o Educação Viária Vital através do Detran. Nos anos anteriores nossos projetos desenvolvidos nas escolas foram premiados. Este ano, com certeza vamos realizar outras edições. O nosso foco é levar conhecimento aos alunos, que consequentemente levam para seus núcleos familiares, e dessa forma promover um trânsito seguro ”, relata.
Educação Viária Vital
Instalado no Brasil desde 2004, o programa é integrado às propostas curriculares das escolas de educação infantil, ensino fundamental e ensino médio, com atividades que se conectem a disciplinas e aulas de cada segmento.
A ideia é promover condições de um deslocamento seguro, de maneira que as crianças e adolescentes comecem, desde cedo, a adquirir hábitos que contribuirão para a formação de cidadãos mais conscientes, seguros, informados e respeitosos em relação à segurança viária e à própria vida.
“Atuamos como parceiros da Mapfre, realizando o trabalho de disseminação do programa, apoio e acompanhamento dos projetos desenvolvidos pelas escolas”, explica a coordenadora de educação de trânsito do Detran/AC, Cléia Machado.