Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Produtoras do Acre participam de intercâmbio no Peru – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Mulher rural

Produtoras do Acre participam de intercâmbio no Peru

Mulheres produtoras da regional do Alto Acre e produtoras de Madre de Dios e de Pando, na Bolívia, participaram de um intercâmbio realizado 14 a 16 de junho, na cidade de Puerto Maldonado, no Peru. O evento foi realizado em parceria entre o Governo do Acre, por meio do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), e o Earth Innovation Institute – Instituto do Inovação da Terra (EII), além da Rede de Mulheres Rurais de Madre de Dios e do Fórum de Mulheres do Alto Acre.

As produtoras rurais do Acre tiveram a possibilidade de participar do Encontro de Mulheres Empresárias da Região da Macro Sul (composto por sete estados peruanos: Madre de Dios, Cusco, Arequipa, Moquegua, Puno, Tacna e Apurimac) e apresentar suas experiências empreendedoras. Entre os objetivos do intercâmbio, está a troca de experiências entre as produtoras do Acre e de Madre de Dios, possibilitando o conhecimento do protagonismo de mulheres do setor rural que trabalham com produtos de baixas emissões em suas propriedades e, assim, aprimorar e/ou entender melhor o papel da participação da mulher rural na geração de renda.

De acordo com a diretora executiva do IMC, Julie Messias, o papel da mulher na gestão de território e produção familiar tem demonstrado incremento na geração de renda familiar e uso sustentável dos recursos naturais. “Por isso é tão importante fortalecer a capacidade dessas mulheres e este intercâmbio possibilitará conhecer outros exemplos de produtoras proporcionando o aprimoramento das práticas rurais”, esclarece.

Para coordenadora do EII/AC, Elsa Mendoza, o intercâmbio contribui para que as mulheres rurais reconheçam sua importância. “Com este evento queremos promover e valorizar as mulheres que trabalham com produtos de baixas emissões e também contribuem na renda familiar. O intercâmbio com outras mulheres que trabalham na mesma linha no lado peruano, fortalecerá o conhecimento dessas produtoras”.

Um exemplo é Dóris Domingues moradora de Cobija, cidade boliviana que faz fronteira com o Brasil e participa do encontro representando 90 mulheres de várias associações produtivas. “Vim com a expectativa de aprender um pouco mais com as mulheres produtoras peruanas e brasileiras”.

É importante lembrar que a presença das mulheres rurais e a sua importância na produção agrícola familiar é um fato. Não se pode negar que elas estão ocupando terras, plantando, colhendo, cultivando, e usufruindo da terra com seu trabalho. Presentes em casa, na educação dos filhos, na roça e na luta pela terra, as mulheres ainda batalham pelo direito de serem reconhecidas como trabalhadoras.

De forma geral, desempenham um papel sócio econômico de grande importância para o Brasil, geração de emprego, renda às famílias, contribuem para a diminuição do êxodo rural, diversificação da produção e preservação do meio ambiente.

Este panorama da agricultura familiar também se estende para outros locais da bacia Amazônica, como a região da Amazônia Sul Ocidental, Acre – BR e Madre de Dios – PE. A maioria das unidades produtivas seja agrícola ou extrativista, tem por objetivo crescer de forma sustentável (produtos de baixas emissões), melhorar a qualidade de vida e viabilizar a permanência das futuras gerações.

Como parte da atividade, haverá uma coordenação das experiências, conhecimentos e práticas compartilhadas para auxiliar na elaboração de políticas de desenvolvimento rural mais adequadas para o setor da agricultura familiar, com enfoque na participação das mulheres e sua contribuição para o desenvolvimento sustentável.

“Quero conhecer o modo como trabalham, trocar experiências e voltar com mais aprendizado de outras culturas. Isso é muito bom”, enfatizou a produtora acreana de Xapuri, Mileide Santos.

Este intercâmbio tem apoio dos recursos da NORAD por meio dos projetos 3FI (Iniciativa de Florestas, Pequenos Agricultores e Finanças) e do fortalecimento do SISA Acre com aprimoramento dos seus programas, valoração dos ativos e sustentabilidade financeira de uma economia de baixas emissões.

 


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464