Dois agentes penitenciários do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) participaram do 1º Seminário de Cães de Proteção de Rondônia, de 14 a 16 de junho no município de Ji-paraná. O curso foi ministrado pelo sargento da Polícia Militar do Rio de Janeiro, Fábio Zomer.
O seminário reuniu canis de vários batalhões do estado de Rondônia, bem como criadores de cães, policiais militares e os agentes penitenciários do Estado do Acre. Estes trabalham constantemente na preparação e execução de intervenções nos presídios do estado, com a ajuda dos cães.
A parte teórica da qualificação aconteceu no auditório do Hotel Economy, em Ji-Paraná. Já a parte prática foi realizada no Clube Recreativo dos Policiais Militares de Ji-Paraná (Crapomji). Nessa fase, cães e treinadores atuaram em conjunto.
O agente penitenciário Edinelson Franco, que trabalha no Canil do Iapen, afirmou que a participação no evento proporcionou a interação com treinadores do estado vizinho e auxiliou na aquisição de conhecimentos para o Sistema Penitenciário acreano. “Aqui no Acre, nós temos cães especializados para presídio, que são trabalhados para apreensões de drogas, armas e celular. Tudo isso é fruto do nosso trabalho e do conhecimento adquirido em momentos como esse”, disse.