Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Acre realiza intercâmbio para fortalecimento do programa Primeira Infância – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Acre realiza intercâmbio para fortalecimento do programa Primeira Infância

A visita teve por objetivo conhecer e fortalecer a Primeira Infância

Com o intuito de reduzir desigualdades e enfrentar a pobreza, construindo uma sociedade com condições sociais e ambientais sustentáveis, o Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM), participou nos dias 27 e 28, em Fortaleza (CE), do intercâmbio com o governo do Estado do Ceará, visando a troca de experiências sobre programas sociais relacionados a primeira infância.

A equipe formada pela secretária de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM), Claire Cameli, e membros do Comitê Estadual de Programas pela Primeira Infância do Acre representando os programas Criança Feliz, Primeira Infância Acreana (PIA) e Asinhas da Florestania foi recebida por representantes da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), do Governo do Ceará.

Secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) do Estado do Ceará, Socorro França e a Secretária de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres do Acre Claire Cameli Foto: Neto Lucena/Secom

Para a secretária de Estado, Claire Cameli, a experiência metodológica fora requisito para a escolha do Estado do Ceará com o objetivo de conhecer de perto as metodologias aplicadas para os agentes comunitários de saúde e os visitadores do Criança Feliz.

“Estou encantada com a apresentação das ações do Programa Mais Infância Feliz, do governo do Ceará, e queremos desenvolver muitas ações em nosso Estado, adequando a nossa realidade. Estamos levando boas perspectivas e com o coração grato por termos conhecido ações tão exitosas”, afirmou Claire Cameli.

“O governador Gladson Cameli e a primeira-dama, Ana Paula Cameli, são sensíveis às ações direcionadas à primeira infância e desejam ver executadas boas políticas em nosso estado e desejamos estreitar essa parceria com o governo do Ceará, tendo o programa Mais Infância Feliz como referência”, completou a secretária de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres.

“É uma honra para nós recebermos representantes do Estado do Acre que se interessam pela primeira infância”, disse a secretária do Estado do Ceará, Socorro França. Foto: Neto Lucena/Secom

O Programa Mais Infância Ceará defende a necessidade de se ter um olhar especial e dedicado à infância, buscando contemplar a complexidade de promover o desenvolvimento infantil, estruturando-se em quatro pilares: Tempo de Nascer, Tempo de Crescer, Tempo de Brincar e Tempo de Aprender.

A secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) do Estado do Ceará, Socorro França, apresentou sua equipe técnica e falou que 13 políticas são trabalhadas no governo, mas que a primeira infância é a base para o fortalecimento da família.

“É uma honra para nós recebermos representantes do Estado do Acre que se interessam pela primeira infância e que já desenvolvem um trabalho, neste sentindo. Estamos certos de que só vamos fazer um Brasil unido se nós nos juntarmos”, destacou a secretária Socorro França.

“Estamos vivendo um momento em todo o Brasil, do olhar voltado para primeira infância, então temos que aproveitar tudo isso”, ressaltou a coordenadora do Programa Mais Infância Feliz, Dagmar Soares Foto: Neto Lucena/Secom.

A coordenadora do Programa Mais Infância do Estado do Ceará, Dagmar Soares apresentou todo o programa a equipe técnica do Acre e enalteceu os programas em andamento do Acre.

“Para nós é muito importante estarmos recebendo esta delegação do Acre, já recebemos uma equipe de Alagoas, outra do Espirito Santo e isso nos fortalece. Estamos vivendo um momento em todo o Brasil, do olhar voltado para primeira infância, então temos que aproveitar tudo isso”, ressaltou a coordenadora do Programa Mais Infância do Estado do Ceará, Dagmar Soares.

Escola de Gastronomia

A equipe acompanhada da coordenadora do Programa Criança Feliz no Ceará, Silvana Simões, conheceu a Escola de Gastronomia Ivens Dias Branco.

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco é um centro de inovação, experimentação e de produção de conhecimento sobre gastronomia e cultura alimentar Foto: Neto Lucena/Secom

A Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco é um centro, inovação, experimentação e de produção de conhecimento sobre gastronomia e cultura alimentar. Com um programa de formação amplo, integra uma série de ações no campo da cultura, economia criativa, juventude e turismo do governo do Estado do Ceará complementando, em especial, as atividades da Escola de Hospitalidade: Hotelaria e Gastronomia Estação das Artes.

“Uma escola que muito é parecida com nossa Escola de Gastronomia e que pudemos ver que tem dado certo e tem gerado para aqueles que se capacitam, uma oportunidade de emprego e renda”, reforçou Claire Cameli.

A capacidade da escola é de receber até 5 mil matrículas por ano, dispondo de uma avançada infraestrutura de equipamentos Foto: Neto Lucena/Secom

A capacidade da escola é de receber até cinco mil matrículas por ano, dispondo de uma avançada infraestrutura de equipamentos, formada por cozinha-show, cozinha de panificação, cozinha de confeitaria, cozinha para fundamentos da cozinha, biblioteca, laboratório de informática, salas de aula teóricas, terraço de eventos e restaurante de finalização.

Em cada espaço, encontram-se equipamentos, mobiliários, utensílios básicos e insumos para o desenvolvimento das competências previstas nos cursos.

Praça Mais Infância Feliz

A secretária de Estado, Claire Cameli, e a equipe técnica do Acre conheceram a Praça Mais Infância Feliz do município de Aquiraz, na grande Fortaleza. A praça tem uma área total de 2.594,98 m², composta por quadra poliesportiva, playground, academia ao ar livre, espiribol, bicicletário, área para picnic e pergolado e ainda bloco de apoio com banheiros acessíveis, fraldário, administração e depósito.

A praça mudou o cotidiano das crianças em Aquiraz, que passou a contar com equipamento que estimula o desenvolvimento infantil e o vínculo familiar por meio do brincar em espaço público Foto: Neto Lucena/ Secom

A praça mudou o cotidiano das crianças em Aquiraz, que passou a contar com equipamento que estimula o desenvolvimento infantil e o vínculo familiar por meio do brincar em espaço público. Com uma localização privilegiada, a Praça Mais Infância de Aquiraz, é a sétima praça inaugurada do Estado.

A praça tem uma área total de 2.594,98 m² Foto: Neto Lucena/ Secom

“Sei que o nosso governador Gladson Cameli, vai gostar deste projeto e já posso sonhar com a realização de duas praças, uma em Rio Branco e outra em Cruzeiro do Sul”, evidenciou Claire Cameli.

Casa da Mulher Brasileira

Fortalecendo a política das Mulheres a secretária visitou a Casa da Mulher Brasileira. O atendimento e acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica, em Fortaleza, é um complexo que reúne serviços de acolhimento e triagem, apoio psicossocial e promoção de autonomia econômica.

No espaço atuam Delegacia Especializada no Atendimento as Mulheres, Defensoria Pública, Ministério Público, juizado especializado, serviços de promoção de autonomia econômica, central de transportes, alojamento e brinquedoteca.

Firma-se como uma estrutura disponível para atender mulheres de todo o Estado e vítimas das mais diversas situações decorrentes da violência doméstica, auxiliando desde a independência financeira até o alojamento temporário, no caso de mulheres que saem de casa levando apenas a própria roupa com que estão.

“É importante conhecer toda essa estrutura em favor da defesa das mulheres e filhos, vítimas de violência doméstica e familiar. O nosso desejo é que futuramente, com um planejamento detalhado, possamos ter uma Casa da Mulher Brasileira em nosso estado”, evidenciou a secretária de Estado.

 

 

 

 


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464