Presidente do TJAC assume o Governo do Estado do Acre e fica no cargo até segunda-feira, 16
No seu primeiro dia como governador em exercício do Estado do Acre, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre (TJAC), desembargador Francisco Djalma da Silva, assinou oficialmente o termo de posse, na Casa Civil e seguiu para duas agendas em Senador Guiomard (município a 25 quilômetros de Rio Branco), nesta sexta-feira, 13.
Na primeira delas, o governador compareceu a mais uma edição do Projeto Cidadão na escola pública Quinze de Junho, numa parceria do TJAC com diversas instituições para levar serviços médicos, de orientação jurídica e social e de emissão de documentos.
“O Projeto Cidadão é uma oportunidade de ouro para que o estado se aproxime das pessoas, que possam oferecer seus serviços de uma maneira mais prática e rápida. E trata-se de um programa de um alcance enorme, algo que me outra parte do Brasil, pelo que já me informei, não tem”, ressaltou Djalma da Silva.
A dona de casa Fabiana Gerônimo da Conceição, de 27 anos, mãe de cinco filhos, trouxe o mais velho, Paulo, de 11 anos, para obter a primeira carteira de identidade. “Sempre que eles vêm aqui é uma mão na roda para gente. Todo mundo gosta porque tudo fica mais fácil. Se não for assim, a gente precisa ir para Rio Branco, o que leva tempo e dinheiro”, diz ela.
Ao lado da desembargadora Eva Evangelista, do juiz de Direito Afonso Braña e do prefeito de Senador Guiomard, André Maia, o governador em exercício também esteve nas obras de construção de um novo cartório no município. O local, de 400 metros quadrados, terá arquivo à prova de incêndio e estará próximo ao Fórum da cidade. A previsão é que as obras estejam concluídas até fevereiro de 2020.
Djalma da Silva fica no posto de chefe maior do Governo do Estado do Acre até segunda-feira, 16, num momento em que o governador Gladson Cameli cumpre agenda para captar novos investimentos para o Acre na Alemanha. O vice-governador, Major Rocha, também está em Brasília para uma reunião com a equipe econômica do Governo Federal e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Acre, Nicolau Junior, também está em compromissos fora do estado.