Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Redes Sociais: Uma nova forma de Comunicação Pública – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Redes Sociais: Uma nova forma de Comunicação Pública

Na sociedade contemporânea, a cultura global orientada por novas tecnologias tem possibilitado e facilitado o compartilhamento de informações e a efetivação da comunicação entre diversos setores e segmentos sociais. Para compreender este contexto, é possível definir como ponto de partida o surgimento e os desdobramentos da internet, que vêm favorecendo conexões e mediando a comunicação, principalmente por meio das redes sociais, como Facebook, Twitter, Youtube e o Instagram.

No mesmo processo em que o avanço tecnológico tem ampliado a possibilidade de interação entre pessoas, organizações e indivíduos, as redes sociais virtuais promovem interação e interatividade via internet, permitindo maior facilidade no estabelecimento de relacionamentos e de informação, estimulando o convívio de diferentes culturas e a pluralidade de vozes. Assim, cada vez mais presentes no cotidiano da sociedade, essas redes estão sendo utilizadas em larga escala e assumindo grande importância política e social.

Exemplo disso, é a interação e o alcance que as instituições públicas atingem por meio das redes sociais, a chamada comunicação organizacional digital. Segundo Tiago Mainieri Oliveira a comunicação é o ponto de partida da comunicação organizacional. Portanto, enquanto um subcampo da comunicação, a comunicação organizacional refletirá o impacto das tecnologias no seu pensar e fazer. Com isso, podemos ver a criação de um novo espaço para a comunicação pública, um novo espaço público de debate, uma via de comunicação direta entre os usuários.

Também podemos considerar as possibilidades de interação e interatividade promovidas pela comunicação em rede e os efeitos positivos para atuação política dos seus usuários. Assuntos que antes pareciam tão complexos e tão distantes da sociedade, hoje estão ao alcance de um click.

O que antes poderia ser assustador em razão do uso das máquinas e um possível enfraquecimento da comunicação tradicional, podemos ver uma nova forma de comunicar, um novo espaço para se fazer comunicação e aproximar a sociedade das instituições públicas por intermédio de textos, ferramentas de áudio e vídeo, ou o um link que conecta a informação principal que a instituição pública quer dar visibilidade.

Para a professora Elisangela Lasta em sua análise disse que em um segundo momento, porém, não há mais só o ambiente tradicional; estamos presenciando a ambiência digital em seu processo contínuo de desenvolvimento como mais um espaço estratégico de comunicação das organizações.

Por outro lado, para a maioria dos usuários o acesso às redes passaram a ser uma necessidade constante. Isso pode ser visto em relação a quantidade de acessos por dia, o que pode ser constatado, as redes sociais deixaram de ser apenas uma forma de se relacionar, tornou-se uma fonte de informação, de oportunidades.

A comunicação governamental no Brasil por meio das redes sociais é um espaço para divulgar ações, acesso às informações de utilidade pública, um espaço de interlocução e de transparência pública.

Nesta forma de comunicação é possível propor um meio de interação através do qual o público e as instituições possam trocar informações, consultar de maneira direta, sem nenhum obstáculo.

O autor Santos diz que a utilização das mídias sociais é uma forma de dilatar os canais de comunicação utilizados pelos órgãos públicos, pois, para o Estado, representa uma plataforma de interação com a sociedade, tanto para divulgação de informações públicas e controle social dos atos administrativos, quanto para o monitoramento do conteúdo resultante dessa interação.

O relatório Digital in 2019, feito pela We Are Social em parceria com a Hootsuite, apontou que 66% da população brasileira é usuária das redes sociais. Essa porcentagem representa mais de 140 milhões de usuários ativos. O Brasil foi um dos países com maior aumento no número de usuários nas redes, com mais de 10 milhões de novos usuários. Perante esses números, percebe-se que a presença digital de instituições públicas nesse meio se tornou um dever para quem quer se comunicar e fortalecer um público que acompanha suas ações.

O ambiente digital provocou mudanças na forma do setor público se comunicar. A comunicação não pode mais ser transmissiva e unilateral, é necessário que ela seja transversal gerando um espaço democrático, de interação.

Para não sofrer com manobras e manipulações, a melhor forma é buscar estar sempre informado e conhecer os verdadeiros fatos com o melhor conhecimento. E não adianta dizer que não faz parte, a tecnologia e a forma de comunicação que existe hoje está ligada e vinculada a todas as outras, desde serviços básicos, a educação, a forma como compramos e vários outros pontos.

Nós sabemos que a tecnologia não determina a sociedade. A sociedade é que dá forma à tecnologia de acordo com as necessidades, valores e interesses das pessoas que as utilizam. Além disso, as tecnologias de comunicação e informação são particularmente sensíveis aos efeitos dos usos sociais da própria tecnologia.

Castells em seu livro Sociedade em Redes fala que a história da internet nos fornece amplas evidências de que os utilizadores, particularmente os primeiros milhares, foram em grande medida, os produtores dessa tecnologia.

Portanto, acompanhar, monitorar e manter uma observação podem ajudar as instituições e pode servir de base teórica para a futuras análises na verificação da eficácia das mídias utilizadas e o conteúdo oferecido ao público.

Luana Lima é Jornalista da Agência de Notícias do Acre

Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo na Universidade Federal do Acre (UFAC)


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464