Está sendo realizada entre os dias 19 e 21, em Sena Madureira, uma capacitação sobre Atenção Integral às Doenças Prevalentes na Infância com foco neonatal, tendo como parte do conteúdo a reanimação e transporte neonatal.
A capacitação é promovida pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Departamento de Atenção Primária, Políticas e Programas Estratégicos (Dape) e Núcleo Materno-Infantil.
Realizada no auditório da Ufac do município, conta com a participação de 20 profissionais, sendo médicos e enfermeiros dos hospitais e Atenção Básica dos municípios de Sena Madureira e Feijó.
A formação está sendo ministrada pelas médicas neonatologistas Socorro Avelino e Amoty Pascoal e as enfermeiras Sarajane Rodrigues e Priscylla Aguiar.
“O objetivo desta capacitação é qualificar os profissionais de saúde na avaliação, classificação e tratamento precoce para a melhoraria da assistência ao recém-nascido na sala de parto e pós-parto imediato e, dessa maneira, reduzir os óbitos infantis devido a complicações no trabalho de parto, bem como durante o trajeto entre as unidades de saúde”, explica a chefe do Núcleo Materno-Infantil da Sesacre, Priscylla Aguiar .
Ela acrescenta ainda que as afecções no período perinatal são as principais causas de óbitos infantis no Acre, por isso a necessidade urgente da qualificação dos profissionais na temática proposta.