Iniciativa privada comprometeu-se em concluir a obra até o fim deste ano; unidade de saúde é referência no tratamento contra o câncer no Acre
O governador do Acre em exercício, Francisco Djalma, e um grupo de empresários locais visitaram nesta sexta-feira, 22, as instalações da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). Comovido com a situação que presenciou durante recente ida ao local, o gestor solicitou o apoio da iniciativa privada para concluir a reforma do prédio, que oferece tratamento gratuito aos cidadãos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Na oportunidade, Djalma e os empresários conheceram o trabalho realizado pela unidade de saúde, referência em tratamento contra o câncer e as dificuldades enfrentadas no dia a dia pelos pacientes e equipe de profissionais do hospital.
De acordo com o governador em exercício, a burocracia não pode mais ser o principal empecilho para que a unidade volte a funcionar com sua total capacidade de atendimento. As obras foram iniciadas há mais de três anos e só não foram concluídas por conta da ingerência da gestão passada.
Questionado sobre a legalidade da benfeitoria, Francisco Djalma tranquilizou os empresários ao assegurar que não existe legislação específica proibindo investimentos do setor privado em um prédio público.
Otimista com a sinalização positiva dos empresários em ajudar a Unacon, o gestor em exercício acredita que será possível restabelecer atendimento digno aos pacientes e até mesmo estender a iniciativa filantrópica para outros espaços públicos.
“Tenho a impressão de que vamos obter sucesso nesta empreitada porque temos a participação da classe empresarial e todos estão sensibilizados com esta iniciativa e dando certo aqui, vamos envolver a sociedade em outros projetos que possam beneficiar ela mesma”, afirmou.
Empresários abraçam a causa e garantem apoio na reforma da Unacon
Segundo o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (Faeac), Assuero Veronez, a visita foi oportuna para verificar de perto a real situação da unidade e unir esforços dos empresários para fazer os reparos e finalizar a reforma.
“Essa foi uma iniciativa muito feliz do desembargador Djalma que nos convocou para a missão de resolver os problemas do hospital na parte de infraestrutura e prontamente nós conseguimos reunir este pequeno grupo e todos saem daqui sensibilizados com esta ação social com este hospital que é de total relevância para o nosso estado”, argumentou.
Áurea Freitas, gerente-geral da Unacon, comemorou a disposição dos empresários e disse que a decisão deles será fundamental para ofertar um serviço de qualidade para a população. “Estou em uma felicidade imensa. Essa atitude dos empresários foi muito positiva e serve como um marco para que outras atividades na área social também aconteçam”, pontuou.
Ao fim da visita foi definida a criação de um grupo de trabalho para levantar os custos e executar a obra no menor tempo possível. A expectativa é que a nova estrutura seja entregue até o fim deste ano. Como forma de agradecimento, o governo do Estado do Acre fará uma placa em homenagem aos empresários que contribuírem com a reforma.