O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres, promoveu nesta quarta-feira, 27, um encontro de capacitação com os Organismos de Políticas para Mulheres (OPM’S) e Conselhos Municipais.
O encontro faz parte dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher, que começou no dia 20 de novembro, promovido pela Diretoria de Políticas Públicas para Mulheres. O objetivo da capacitação é fortalecer as políticas públicas para as mulheres nos municípios acreanos, fortalecendo os conselhos municipais e os OPM’S.
Desigualdade de gênero; ciclo de violência; violência doméstica, física, psicológica e patrimonial; redes de atendimento nos municípios, às quais deve ser encaminhada a mulher que sofre ou sofreu com algum desses fatores; dicas de cerimonial; violência contra a mulher negra; além da Patrulha Maria da Penha, Botão da Vida, projeto Reconstruindo Vidas e de trabalhar a autonomia econômica da mulher foram alguns dos assuntos abordados durante a capacitação.
Com a capacitação, as representantes de cada núcleo dos municípios poderão ministrar cursos e palestras para mulheres que estão nessa situação. Sendo elas referência no âmbito municipal. “É uma diretriz nacional para que se possa fortalecer as políticas para as mulheres”, destacou a diretora de políticas públicas para mulheres, Isnailda Gondim.
“É muito importante esse encontro sobre as políticas públicas para as mulheres. Pois é uma política transversal que deve passar por todas as secretarias”, ressaltou a presidente do Conselho Estadual de Mulheres (Cedim/AC), Geovana Castelo Branco. Representantes de 18 municípios do Alto e Baixo Acre estiveram presente durante a capacitação.
O Instituto de Mudanças Climáticas (IMC), que esteve presente durante o encontro, apresentou a câmara temática de mulheres, que consiste em incorporar a temática de gênero na política de incentivos a serviços ambientais (Sisa) do Acre, um caminho para fortalecer a inclusão social e a participação de mulheres na implementação do Sisa e seus programas. A existência deste grupo representa o reconhecimento e a valorização da atuação de mulheres no desenvolvimento sustentável do Acre.