Participaram da atividade profissionais e acompanhantes dos pacientes hospitalizados.
O objetivo da Secretaria de Estado de Saúde do Acre é a promoção de um ambiente humanizado para melhores condições de trabalho dos funcionários. Desta maneira, na última terça-feira, 3, os servidores e acompanhantes dos pacientes do Pronto Socorro, em Rio Branco, foram contemplados com práticas integrativas, administradas pela enfermeira Maria de Jesus.
“A prática integrativa vem para diminuir essa somatória de medicamentos. Por exemplo, com o uso das práticas integrativas, o paciente reduz a carga medicamentosa em 50%. Lembrando que elas não dispensam o tratamento convencional. Ela funciona como uma somatória”, frisou a enfermeira Maria de Jesus.
A prática consiste em técnicas como auriculoterapia, agulhamento a seco, acupuntura, cone chinês, ventosa, quiropraxia e osteopatia que, segundo Maria de Jesus, diminuem o uso de medicamentos.
“Eu pude estar oferecendo para o servidor uma prática que funciona como uma prevenção natural, não só a prevenção, como, também, a cura de sintomas crônicos e patológicos e, assim, sem processo medicamentoso”, explicou Maria de Jesus.
Para a chefe do setor de humanização da Secretaria de Saúde, Francinete Barros, a promoção dessas atividades “são válidas para somar a todos os instrumentos que nós temos para cuidar de quem cuida, fortalecendo o nosso trabalhador para cuidar de quem está chegando, principalmente com a humanização”.
A atividade foi uma parceria entre Sesacre, Nast, NEP, Instituto Kogen e Unimeta.