As ações de policiamento de Rio Branco contam com um reforço a mais. Desde a última segunda-feira, 20, os 250 alunos do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar, juntamente com os policiais que participam do Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos, foram escalados para atuar nas operações realizadas pelo Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp).
Os alunos colaboram com o desenvolvimento das ações que vão desde o policiamento ostensivo até as buscas por foragidos do Sistema Penitenciário. As operações nos bairros, as barreiras proporcionadas pelo cerco tático são exemplos de pontos reforçados com a ação dos alunos.
De acordo com o secretário de Justiça e Segurança Pública em exercício, Ricardo Brandão, os alunos soldados e alunos do Curso de Habilitação de Oficiais Administrativos representam o efetivo de 270 policiais. Esse número, dividido em turnos de seis horas, implica numa média de 65 policias a mais nas ruas.
O secretário destacou que a partir desta quarta-feira, 22, além dos alunos, o efetivo administrativo também foi mobilizado. “Estamos fazendo isso para que possamos colocar o maior número possível de policiais militares em todos os cantos da nossa cidade de Rio Branco e também do interior do estado, de modo a garantir com que o cidadão sinta de fato a sensação de segurança, para que ele possa ir e vir com a certeza de que vai estar sobre a proteção da polícia”, disse.
Ele ressaltou que o reforço também visa garantir o pleno funcionamento dos serviços públicos para que a população perceba que o Sistema de Segurança está comprometido com a defesa do cidadão de bem. “O reforço da Polícia Militar tem esse olhar para garantir que os serviços públicos sejam realizados e o cidadão possa ser atendido e retornar para casa com segurança”, finalizou.