A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), por meio da Divisão de Merenda Escolar, reafirma o compromisso do governo do Estado com o reforço da merenda escolar, compromisso assumido e que vem sendo cumprido pela gestão com o intuito de garantir aos alunos uma alimentação a mais no horário escolar.
O ano letivo teve início no último dia 10 (segunda-feira) e de lá para cá as escolas urbanas e as rurais de fácil acesso já recebem os mantimentos a fim de garantir a merenda dos estudantes. “Nossos esforços são para que não falte merenda em nenhuma escola”, afirma o chefe da Divisão, professor Mauro Sérgio.
Para se ter uma ideia da logística realizada pela Educação, informa que no que diz respeito aos alimentos não perecíveis (feijão, arroz, macarrão), todas as escolas de Rio Branco já receberam e continuarão recebendo os mantimentos.
Quanto aos alimentos perecíveis (carne, frango, peixe), esclarece que as sete rotas de Rio Branco já estão sendo concluídas. “Nesse caso específico, pode até ser que não tenha um ou outro item, mas o fato é que não há nenhuma escola sem merenda”, faz questão de dizer.
Em relação a preocupação dos diretores no que diz respeito à quantidade de alimentos, Mauro Sérgio esclarece que não há motivo para essa preocupação. “Vamos garantir a distribuição e, se necessário, reduzir o intervalo entre uma entrega e outra para que não falte alimentação para os nossos alunos”, disse.
Desde o ano passado, o governador Gladson Cameli assumiu o compromisso de, a partir do ano letivo de 2020, ofertar duas refeições para os estudantes, sendo um lanche e um almoço em cada turno.
Para se ter uma ideia do sucesso que é o reforço na alimentação, a diretora da Escola Pedro Martinello, localizada no bairro Montanhês, na parte alta da cidade, informa que estão sendo servidas cinco refeições, sendo um lanche e almoço pela manhã, almoço e lanche à tarde e jantar à noite.