Planejar ações estruturantes para combater o desmatamento e os incêndios florestais em 2020. Essa foi a pauta principal da reunião da Câmara Setorial do Meio Ambiente que aconteceu nesta quinta-feira, 13, em Brasília. A implementação dos Centros Integrados de Meio Ambiente, iniciativa já adotada pelo Governo do Acre, foi destaque entre as estratégias discutidas no encontro do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal.
A diretora-executiva da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Vera Reis Brown, representou o secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani. “O Acre, desde o início do ano passado, já vem adotando estratégias para integrar o Sistema de Meio Ambiente. A Sema unificou as bases estaduais de geoprocessamento e monitoramento ambiental. E a implementação dos centros integrados no interior é outra importante medida adotada”, comentou Vera.
Entre as sugestões para combater o desmatamento e queimadas na Amazônia Legal está a atuação da inteligência, com foco na ocupação ilegal das terras públicas e maior segurança nas áreas de conflito fundiário. A segurança nas ações de fiscalização e repressão aos crimes ambientais, de acordo com as deliberações dos representantes dos estados, também deverá ser reforçada.