Atualmente os veículos de comunicação são a forma mais prática de levar informação de maneira mais abrangente. Seja por meio do rádio, internet ou televisão, a proposta é garantir o acesso ao conhecimento ao maior número de pessoas. Pensando nessas possibilidades de conscientização a gerente do Hospital Sansão Gomes e Maternidade Ethel Muriel Geddis, Laura Pontes, busca orientar a população do município de Tarauacá, sobre os serviços de saúde.
“Quando assumi a gerência do hospital, percebi que temos um fluxo significativo de pacientes que buscam nossos serviços, pois somos a única unidade de saúde que funcionam 24 horas. Além disso, ainda constatamos um grande desafio, que é atender toda essa demanda com o número reduzido de profissionais que atuam no Hospital Dr. Sansão Gomes”, explica Laura Pontes.
Percebendo a falta de conhecimento e informação por parte da população com relação aos fluxos de saúde, Laura Pontes, decidiu criar mecanismos para que a informação chegasse à população de forma clara e compreensiva por todos.
“Foi quando resolvemos buscar informações, através da pesquisa em boletins de atendimentos e relatos dos profissionais, onde traçamos inicialmente o perfil dos pacientes que buscam o atendimento no Hospital Dr. Sansão Gomes. Observamos que grande parte da demanda é ambulatorial, e não de urgência e emergência”, expõe a gerente.
Observando a necessidade de orientar a população, a gerente do hospital teve a ideia de criar vinhetas sobre saúde e, contando com o apoio da rádio local, e Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), apresenta semanalmente um tema diferente sobre saúde a população de Tarauacá.
“Diante dessas informações, pensamos em como ajudar na orientação a população, para que quando necessitarem de um atendimento médico saiba identificar onde deve procurar (Posto de saúde ou Hospital). Foi quando resolvi criar áudios curtos, chamados de Minuto da Saúde”, enfatiza Laura Pontes.
Minuto da Saúde
Os áudios informativos são elaborados periodicamente, nos quais são abordados temas diversos sobre o funcionamento do hospital e serviços de atendimento. Por estar localizado em uma região, onde o melhor meio de comunicação é o rádio, a direção do Hospital pediu o apoio dos programas de rádio locais. Pois além de serem populares, consegue alcançar longas distâncias, inclusive à zona rural como um todo. Além disso, com a ajuda dos funcionários da unidade, os áudios são compartilhados nas redes sociais (WhatsApp, Facebook, YouTube etc).
“Isso vem nos ajudando a melhorar o atendimento ofertado, pois começamos a observar que houve uma discreta redução no fluxo de atendimentos ambulatoriais. E com isso, conseguimos dar mais atenção que as pessoas que realmente necessitam de um atendimento de urgência e emergência. É um processo lento, porém eficaz. Acreditamos que a longo prazo teremos uma população orientada e capaz de saber fazer o bom uso do SUS”, conclui a gerente do Hospital Sansão Gomes.