Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
“O novo coronavírus é um adversário a ser vencido com bom senso, empatia, equilíbrio e união”, dizem governadores – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
Carta

“O novo coronavírus é um adversário a ser vencido com bom senso, empatia, equilíbrio e união”, dizem governadores

O governador Gladson Cameli se reuniu, virtualmente, com os governadores de todos os estados brasileiros na tarde desta quarta-feira, 25, para discutir ações de combate ao novo coronavírus. A videoconferência foi realizada depois do pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro realizado na noite de terça-feira, 24, quando Bolsonaro criticou governadores por medidas de restrições que estão sendo adotadas para minimizar os efeitos da pandemia.

Videoconferência foi realizada na tarde desta quarta-feira Foto: Diego Gurgel/Secom

Gladson voltou a falar que a prioridade do governo do Acre é salvar vidas. “Os casos da Covid-19 estão aumentando no Acre. Vamos continuar tomando as medidas que forem necessárias para salvar vidas. “Assuntos relevantes foram definidos. Na Carta definimos como prioridade a saúde pública da nossa população. Apresentei junto aos colegas a proposta de compra consorciada de medicamentos e insumos necessários para conter a pandemia do Covid-19 no nosso país, pois unidos poderemos obter descontos na aquisição desses produtos””, disse o governador durante a videoconferência do Fórum dos Governadores.

Desta forma, o governo do Acre mantém todas as medidas necessárias adotadas no sentido de resguardar o isolamento social visando promover a quebra da linha de contágio. Durante o encontro, o governador Gladson propôs que fossem criados mecanismos para compras consorciadas entre os estados. “Conversei com vários deputados federais do Acre, nossa sugestão é fazer compras em conjunto, traçarmos os trâmites legais”, destacou.

Já o governador do Amazonas, Wilson Lima, destacou a importância da definição de um posicionamento de colaboração entre os governadores. “Há a necessidade de fazer regramento em questões conflitantes, precisamos de caminhos que deem legalidade às ações”, defendeu.

Após a explanação dos representantes dos estados foi elaborada uma Carta dos Governadores do Brasil.

Dentre as solicitações pactuadas pelos governadores está a suspensão, pelo período de 12 meses, do pagamento da dívida dos Estados com a União, a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e também de organismos internacionais como Banco Mundial e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Os governadores pedem, ainda, a abertura da possibilidade de quitação de prestações apenas no final do contrato, além da disponibilização de linhas de crédito do BNDES para aplicação em serviços de saúde e investimentos em obras.

Outra medida que consta na Carta é a adoção de políticas emergenciais capazes de mitigar os efeitos da crise sobre as parcelas mais pobres da população, principalmente no tocante aos impactos sobre o emprego e a informalidade, avaliando a aplicação da Lei nº 10.835, de 8 de janeiro de 2004, que institui a renda básica de cidadania, a fim de propiciar recursos destinados a amparar a população economicamente vulnerável.

Na área da saúde, os governadores pedem a ampliação do apoio do governo federal para a aquisição de equipamentos e insumos necessários à preparação de leitos, assistência da população e proteção dos profissionais de saúde.

“No que diz respeito ao enfrentamento da pandemia global, vamos continuar adotando medidas baseadas no que afirma a ciência, seguindo orientação de profissionais de saúde e, sobretudo, os protocolos orientados pela Organização Mundial de Saúde (OMS)”, diz parte da Carta.

Outro desdobramento do encontro foi a definição de novas videoconferências, com a proposta de uniformizar métodos e definir novas ações consorciadas.

A primeira reunião conjunta de todos os governadores desde o início da crise causada pelo avanço da Covid-19 foi coordenada pelo governador de São Paulo, João Dória.

“Sem diálogo não venceremos a pior crise de saúde pública da história de nosso país. A nossa prioridade é salvar vidas. Estamos preocupados com as vidas de brasileiros em nossos estados. Preservando também empregos e o mínimo que a economia possa se manter ativa. Os estados estão conscientes disso e os governadores também”.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464