Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Saúde imuniza mais de 35 mil idosos em primeira etapa de vacina contra influenza – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
alvo

Saúde imuniza mais de 35 mil idosos em primeira etapa de vacina contra influenza

Primeira etapa encerra dia 15 de abril e tem como público-alvo idosos de 60 anos ou mais e trabalhadores da Saúde

A primeira fase da campanha de vacinação contra influenza que começou no dia 23 de março e que se estende até o dia 15 de abril já alcançou 72,28% da meta para idosos e 51,91% da meta para profissionais da Saúde.

O objetivo é vacinar 90% de cada público-alvo. Próximo do fim da primeira etapa de vacinação, já foram vacinadas 43.820 pessoas, entre idosos e profissionais da Saúde; a meta é alcançar, nessa primeira etapa, 65.376. 

Primeira fase da campanha tem como público-alvo idosos de 60 anos ou mais e profissionais da Saúde Foto: Fagner Delgado/Cedidas

A Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do setor de Imunização, recebe do Ministério da Saúde doses semanais. Desde o início da campanha, foram entregues 74.460 doses, estando previstas para o estado mais de 200 mil. 

“Em 2019, em todos os públicos ficamos com 88,11%. Este ano, esperamos ultrapassar esta marca de 90% e superar o histórico de não alcance da campanha dos últimos cinco anos”, enfatizou a chefe de Imunização e Rede de Frio, Renata Quiles. 

Estratégias de vacinação

Diante do cenário de pandemia de Covid-19, a Saúde estabeleceu novas estratégias de vacinação para que se evite aglomerações de pessoas, que é uma das principais recomendações para que o coronavírus não se espalhe. 

O drive thru, que é quando a pessoa não precisa sair de dentro do carro pois o serviço é levado até ele, é uma das estratégias utilizadas para que idosos e pessoas com dificuldade de locomoção sejam imunizadas. 

Para isso, pontos estratégicos foram montados: na capital, a imunização no carro está ocorrendo no antigo pátio de vistoria do Detran, na avenida Nações Unidas, em frente ao 7º BEC, das 7h às 17h, sem intervalo para o almoço. Os municípios utilizaram também de outras medidas para a vacinação, como a oferta de um ambiente mais arejado nas UBS e a busca ativa de casa em casa desse público prioritário.

Saúde utiliza a estratégia de “drive thru” para alcançar todo o público-alvo Foto: Fagner Delgado/Cedida

Antecipação da campanha

O Ministério da Saúde antecipou a campanha de vacinação contra influenza, pois devido à pandemia há uma grande circulação de vários outros vírus. Entretanto, Renata Quiles esclarece que a vacina não é eficaz contra o coronavírus. 

“Esse é o período de maior circulação viral. Qual o vírus? Somente o coronavírus? Não. Influenza, sarampo, entre outros. Então,percebeu-se, a nível federal, a necessidade de não esperar até o mês de abril para iniciar a campanha”, explicou a chefe de Imunização. 

O risco, segundo ela, acaba não sendo apenas de Covid-19, mas também de outras doenças como influenza e sarampo que são tão graves quanto o coronavírus. Ainda, de acordo com ela, a vacina contra a influenza, a cada ano, é produzida de forma diferente. 

“Não é igual à febre amarela que todo ano é o mesmo vírus. A cada ano a influenza muda. Então, eu preciso saber, antes de começar a produzir vacinas, quais são subtipos da influenza que circularam o ano passado”, esclarece Renata. 

Etapas

O Ministério da Saúde estabeleceu, segundo a chefe de Imunização, Renata Quiles, que houvesse uma mudança no público-alvo da primeira etapa neste ano. 

“O Ministério da Saúde estabeleceu etapas para que elas fossem cumpridas. Nesse primeiro momento é o idoso e o trabalhador da Saúde. Tínhamos uma meta de vacinar 65 mil pessoas nesse primeiro momento”, pontuou Renata. 

Logística de entrega das vacinas 

A condição geográfica do estado dificulta que as vacinas cheguem com rapidez ao interior, em que os profissionais demoram dias para chegar à área, e que, por isso, doses foram utilizadas para outros grupos prioritários também.

“Eu tenho uma população indígena que precisa ser vacinada nesse momento porque é o momento em que as equipes conseguem chegar naquela aldeia. Então, acabou que foram utilizadas doses para outros grupos prioritários também que não estavam previstos para agora”, explicou a chefe de Imunização, Renata Quiles. 

Como mencionado antes, as entregas de vacinas para o Acre estão ocorrendo semanalmente. “A previsão é que essa semana chegue apenas 20 mil doses. A gente quer aumentar isso, pedir para que o governo federal entenda a realidade do Acre; que em vez de mandar 20 mil, mande 40 mil essa semana”, pede Renata. 

“Pedimos que a população respeite o momento de cada grupo prioritário”, sensibiliza a chefe de Imunização e Rede de Frio, Renata Quiles. Pois, os grupos prioritários são escolhidos de acordo com a vulnerabilidade naquele momento. 

A população geral, ou seja, que não esteja incluída nos grupos de risco, será atendida ao final da campanha, após todas a prioridades de risco serem imunizadas. 


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464