Uma equipe do 61º BIS (Batalhão de Infantaria de Selva), baseado no Município de Cruzeiro do Sul, no Acre, passou a integrar o grupo de trabalho que está atuando na reforma do Hospital Dermatológico naquela cidade. Os militares serão uma força a mais para ajudar a acelerar as reformas que, embora estejam acontecendo dentro do prazo, precisam ser concluídas o mais rápido possível, a fim de ser disponibilizada à Secretaria de Saúde do Estado para entrar no circuito de combate ao coronavírus.
De acordo com Lana Vaz, diretora de Planejamento do Deracre, que coordena a ação, “a necessidade de adicionar mais gente à equipe se deve ao momento pelo qual estamos passando, em que tudo tem que ser feito com bastante urgência por conta do tempo”.
Segundo Lana Vaz, o Exército Brasileiro, que em outras oportunidades tem sido um dos maiores parceiros do Estado, decidiu apoiar após um pedido formal endereçado ao tenente-coronel Carlos Eduardo Demétrio dos Santos.
Os militares atuam na pintura das janelas e demais serviços que, porventura, surjam no decorrer da etapa final de obra. A diretora de Planejamento do Deracre declarou que até o momento já foi concluída a parte elétrica de dez enfermarias como também toda a parte interna delas e que a meta é a pintura das grades, portas e toda a parte externa, como paredes e muro.
O engenheiro Ivo Wiciuk, técnico da equipe, afirmou que os trabalhos mais pesados estão quase concluídos. Ele acredita que a obra será entregue dentro do menor prazo possível. Ele disse ainda que só ficará faltando o pessoal e os equipamentos que a Sesacre já disponibilizou para o município.
Tony Roque, diretor de Operações, declarou que “um destaque todo especial deve ser dado à comunidade empresarial de Cruzeiro do Sul , na pessoa de Sandro Cameli (Fermáquinas ), Assem Cameli (doação de ferramentas para pintura, telhas e tintas), prefeito Ilderley Cordeiro (doação de areia e ferramentas para pinturas e tintas), Jairo do Areal Asa Branca, João do polo moveleiro (reformas gratuitas de janelas), a Construtora Gama (doação de massa corrida) e o Júnior Melo, alimentação da equipe (Cristal Express ), e ainda o Corpo de Bombeiros que nos emprestou escadas e o Exército Brasileiro a mão de obra”.