Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Caminhões-pipa reforçam abastecimento de água em Rio Branco – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
ação emergencial

Caminhões-pipa reforçam abastecimento de água em Rio Branco

O Governo do Acre, por meio do Departamento Estadual de Água e Saneamento (Depasa), iniciou nesta quinta-feira, 30, ação emergencial para abastecer localidades onde o sistema ainda apresenta problemas de distribuição.

Durante todo o dia, sete caminhões-pipa percorreram as ruas de Rio Branco para levar água às famílias do conjunto Rui Lino III, bairro Panorama, Ramal São João e Cidade do Povo. Unidades do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) também foram abastecidas.

“ É uma ação do governador Gladson Cameli, que nos dá apoio necessário para realizar a operação. O objetivo é garantir o abastecimento para que as famílias possam manter os cuidados necessários durante a pandemia de Covid-19. Estamos analisando o abastecimento de todas as regiões para ver onde tem e onde não tem água e, com os pipas, levando água às regiões que precisam”, explica o diretor-presidente do Depasa, engenheiro Tião Fonseca.

O mapeamento dos locais onde ainda há necessidade de reforçar o abastecimento é feito com base nas informações do setor de distribuição e monitoramento das equipes da Central Fale com o Presidente.

Ação emergencial busca garantir abastecimento de água durante pandemia Foto: Assessoria Depasa

Atualmente, o sistema de captação, tratamento e distribuição da água da Rio Branco conta com duas estações de tratamento (ETAs 1 e 2), 11 reservatórios e uma uma rede distribuidora que alcança mais de 90% dos domicílios. Embora a extensa rede de distribuição, ainda é necessário investir no aumento da capacidade das unidades de produção e ampliar a rede adutora para garantir que a água chegue aos locais mais altos e distantes.

Desde o início da gestão Gladson Cameli, várias foram as intervenções para garantir o abastecimento. A troca de bombas submersas por flutuantes, por exemplo, garantiu o abastecimento mesmo no período de estiagem. Investimentos em melhorias das estruturas já existentes permitiram ampliar a capacidade as ETA´s ,que hoje produzem 1600 litros/segundo.  A retomada das manutenções preventivas e corretivas, limpeza dos reservatórios e novas ligações domiciliares também incluem as iniciativas para garantir o abastecimento de água na capital.

A origem do problema

Implantado há mais de 40 anos, o sistema de água de Rio Branco passou por avaliação durante a revisão do Plano Diretor de Água e Esgoto elaborado há 20 anos.

Até o ano 2000, o que havia no Acre era um sistema de abastecimento de água deficitário, que funcionava com duas estações: a de captação Judia e a de tratamento de água, ETA I.

Àquela época, foi realizado um estudo com o objetivo de fazer melhorias operacionais e projetar as redes, reservatórios e elevatórias. A partir desse estudo, então, foi construído o Plano Diretor de Água e Esgoto 2000/2020, com recomendações de investimentos em melhoria e ampliação.

Uma nova estação, a ETA 2 foi construída. Mas nem todas as ações previstas foram executadas e a estação Judia foi desativada. O plano deveria ter sido revisto em 2010, o que também não ocorreu.

Umas das primeiras medidas da gestão Gladson Cameli foi a análise da situação atual do sistema de abastecimento de água e esgotamento sanitário da capital e interior para elaboração de um novo plano de propostas com vistas a melhorias e ampliação do sistema.

Governo trabalha para garantir recursos necessários para melhorias e ampliação do sistema Foto Assessoria Depasa.

O novo estudo avaliou o plano diretor vigente, analisou o crescimento da cidade, verificando o que foi feito e o que ainda precisa ser feito para garantir o abastecimento de água com qualidade.

Os dados mostram que, no momento em que foi elaborado o atual plano diretor, o primeiro distrito de Rio Branco correspondia a 85% do município, e o segundo distrito, 15%. Hoje, a proporção é praticamente 50%.

No primeiro distrito da cidade, o crescimento ocorreu conforme as projeções. Do outro lado da cidade, o crescimento populacional foi além do esperado. O não cumprimento do que recomendava o Plano Diretor para os últimos 20 anos culminou com o sucateamento do sistema, que embora todo o esforço de manutenção, precisa de alto investimento para atender a demanda atual.

“Todos os equipamentos do parque operacional encontram-se no suspiro da vida, sem plano B. Por determinação do governador Gladson Cameli, estamos fazendo um plano emergencial e já nos preparamos  para ir pra Brasília atrás de recursos necessários aos investimentos mais urgentes”, anuncia o presidente do Depasa, engenheiro Tião Fonseca.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464