Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Procon orienta consumidores para cuidados durante compras on-line – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
dia das mães

Procon orienta consumidores para cuidados durante compras on-line

O cenário de pandemia do Coronavírus (Covid-19) alterou o cotidiano, principalmente quando o assunto é comemorações, celebrações, aniversários, ou qualquer outro tipo de festividade, devido à medida de isolamento social para evitar aglomerações e consequentemente o contágio viral.

Com essa realidade e suas limitações, o ato de presentear alguém em um momento especial, como por exemplo, o dia das mães, também mudou a sua dinâmica. Trata-se das das compras on-line, serviço que se apresenta como solução para os consumidores.

Efetuação do pagamento deve ser feito preferencialmente por meio de cartão de crédito, evitando o contato com dinheiro em espécie Foto: Divulgação.

Neste sentido, o Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Acre (Procon/AC) apresenta algumas orientações para serem praticadas ou observadas pelos clientes.

Inicialmente, como forma de estimular o fortalecimento da economia da sua cidade ou bairro, dê preferência ao comércio local, principalmente aos pequenos empreendedores, que neste momento de pandemia estão se reinventando e vendendo pelas redes sociais ou telefone e fazendo entregas por meio de delivery.

Assim, o processo de recebimento do produto fica mais viável, tanto para entrega, feita em domicílio, quanto para a efetuação do pagamento, que deve ser feito  preferencialmente por meio de cartão de crédito, evitando o contato com dinheiro em espécie.

Para compras on-line, Procon orienta aos consumidores que optem por sites confiáveis Foto: Divulgação.

“Mesmo assim, é importante higienizar as mãos, após digitar a senha na máquina ou depois de receber o produto. Lembrando que o principal presente é a proteção de todos. Se não puder adiar a entrega do seu presente para uma outro momento, fique atento, seja cuidadoso e evite criar aglomerações em casa”, destaca o diretor-presidente do Procon/AC, Diego Rodrigues.

Já para as compras na internet, prefira sites com boa reputação no mercado, confira se a empresa existe de fato e de direito com CNPJ, endereço e telefone de contato, verifique se o endereço eletrônico indicado na barra é o mesmo informado no site, evite formas de pagamento incomuns, como depósito em conta de pessoas físicas e desconfie de ofertas muito abaixo do padrão.

“Se o consumidor adotar todos esses procedimentos, e mesmo assim, encontrar algum problema ou o produto não for exatamente aquilo que esperava, ele tem o direito de arrependimento, podendo devolver o produto em um prazo de até de 7 dias, contados a partir da data de recebimento, e tendo as opções de trocar por outra mercadoria de sua escolha ou solicitar a restituição do pagamento efetuado”, informa Diego Rodrigues.

Outro ponto que o consumidor deve ficar atento é com a possível aplicação de golpes e fraudes que podem ser feitos por e-mail, telefone, SMS ou mensagem de whatsapp, anunciando promoções e vantagens excessivas para captação de dados pessoais. Evite fornecer essas informações sem ter certeza de que a empresa realmente existe e oferece a devida segurança.

Em caso de dúvida ou se identificar algo suspeito durante uma compra, entre em contato com o Procon/AC, pelos contatos telefônicos; (68) 3223-7000 de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas ou 151, e pelo e-mail: procon.acre@ac.gov.br ou acessando a plataforma on-line: consumidor.gov.br


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464