Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Governo e Prefeitura de Rio Branco definem ações conjuntas contra queimadas urbanas – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
combate às queimadas

Governo e Prefeitura de Rio Branco definem ações conjuntas contra queimadas urbanas

O combate às queimadas urbanas ilegais também tem sido prioridade entre as medidas adotadas pelo governador Gladson Cameli nesse período de pandemia causada pelo coronavírus.

Em reunião realizada nesta quarta-feira, 13, na Casa Civil, com a participação de representantes do Meio Ambiente do Estado por meio de videoconferência, foram definidas estratégias para evitar a propagação de fumaça, fato que todos os anos leva milhares de acreanos ao hospital por problemas respiratórios.

Reunião realizada nesta quarta-feira, 13, na Casa Civil, com a participação de representantes do Meio Ambiente do Estado por meio de videoconferência Foto: Cedida.

É consenso entre governo e prefeituras que o período de seca esse ano pode se tornar ainda mais preocupante com a presença da Covid-19 no estado.

O chefe da Casa Civil, Ribamar Trindade, coordenou a reunião que iniciou com a fala do subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Charles Santos. Ele enfatizou a importância da centralização das informações sobre o combate às queimadas e destacou o Disque-Denúncia por meio do número 193 para os atendimentos emergenciais relacionados às queimadas.

Para otimizar o fluxo de informações e a parceria, Ribamar Trindade propôs a elaboração de um Termo de Cooperação Técnica entre o Estado e a Prefeitura de Rio Branco.

A Casa Civil solicitou, ainda, que as demais prefeituras, por meio da articulação da Associação dos Municípios do Acre (Amac), também recebam informações técnicas sobre o desmatamento ilegal e as queimadas para tomar as providências cabíveis e adotarem medidas similares.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani, propôs a integração dos planos de ação do Corpo de Bombeiros, Casa Civil, Meio Ambiente e Prefeitura. “Já temos o Comitê de Meio Ambiente que congrega todas essas instituições”.

Ribamar solicitou que as demais prefeituras também recebam informações técnicas sobre o desmatamento ilegal e as queimadas adotarem medidas similares Foto: cedida.

Ele garantiu que a Sema está à disposição para subsidiar com informações geoespaciais, do próprio Cadastro Ambiental Rural (CAR), com a devida autorização do governo federal, além de relatórios diários de queimadas e qualidade do ar.

A campanha contra queimadas também está para ser lançada nas mídias, lembrou a secretária de Estado de Comunicação, Silvânia Pinheiro.

O secretário de Meio Ambiente de Rio Branco, Aberson Carvalho, disse que já deu início às operações do combate às queimadas em Rio Branco, realizando a limpeza de ruas e quintais, com plantões nas áreas urbanas e cinturão verde. “Mas o apoio do Estado nesse processo é fundamental para fornecer informações quanto a necessidade de identificar os proprietários das áreas que estão sendo degradadas”, solicitou.

Participaram da reunião, ainda, a diretora-executiva da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Vera Reis; o diretor-presidente do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), André Hassem; o diretor-presidente do Instituto de Mudanças Climáticas, Érico Barboza; o comandante do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA), major Kleison Oliveira de Albuquerque, entre outros representantes do Estado e município de Rio Branco.

Centro Integrado

O Governo do Estado, por meio da Sema, criou no início do ano passado o Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental que reúne a Sala de Situação, a Unidade Central de Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto (Ucegeo), o escritório do CAR/PRA e a Divisão de Geoprocessamento do Imac.

Para colaborar com o monitoramento das queimadas em Rio Branco, o governo já forneceu informações do mês de abril sobre cicatrizes de fogo na região da Cidade do Povo e também do dia 11 de maio, na região central de Rio Branco e Segundo Distrito. Os valores registrados são superiores a 70 hectares de degradação causada pelo fogo.

Oito técnicos da Secretaria de Meio Ambiente de Rio Branco (Semeia) participaram de uma formação em ferramentas geoespaciais, especificamente para monitoramento de desmatamento e queimadas, incluindo softwares livres como o QGIS. A formação aconteceu no ano passado, no centro integrado da Sema.

Ações de Inteligência

As informações produzidas pela equipe do centro integrado estão subsidiando as ações de comando e controle em andamento no interior do estado, que inclusive contam com a participação do Exército Brasileiro e Polícia Federal, articulação possível devido ao decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) da Presidência da República para ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais, direcionada ao desmatamento ilegal e ao combate a focos de incêndio.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464