Quando a pandemia passar e as aulas voltarem a ser presenciais, o Departamento de Transportes da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) estará preparado para atender todos os alunos da zona rural, e até mesmo da zona urbana de muitos municípios distantes.
É que esta semana chegaram a Rio Branco 11 veículos do modelo Ore 3, com capacidade para 59 passageiros. De acordo com técnico da SEE, Renato Magalhães, outros três devem chegar ainda nesta terça-feira, 16, e mais dez já estão saindo da fábrica, no Espírito Santo, totalizando, nessa etapa, 24 novos ônibus.
“Há uma recomendação para que os veículos cheguem um pouco de cada vez, para que não haja acúmulo na entrada da Escola de Música, onde os ônibus estão sendo guardados. E, como se trata de um espaço do próprio governo, já é uma economia que estamos fazendo em estacionamento”, explica.
Antes, no mês de abril, já havia chegado 19 ônibus do modelo Ore 1, com capacidade para 29 lugares. Em maio, a Educação recebeu 26 veículos Agrale, com acessibilidade, para 19 alunos. Agora, já são 69 unidades à disposição da Educação, dos 110 que foram adquiridos pelo governo do Estado para reforçar a frota escolar.
De acordo com Magalhães, os 41 ônibus escolares que ainda falta chegar são todos Ore 3. Eles irão substituir alguns que são alugados, o que irá gerar mais economia ao governo.
Da frota anterior, que contabilizava 120 veículos, o Departamento de Transportes da SEE, no mês de janeiro, havia realizado a manutenção de 97 ônibus, devolvidos aos núcleos do interior para atender os alunos. “Com os novos ônibus, vamos reforçar a nossa frota e praticamente dobrar a capacidade de atendimento”, afirma o secretário Mauro Sérgio Cruz (SEE).
Os novos ônibus foram adquiridos com recursos do Ministério da Educação (MEC) por meio do Fundo Nacional de Educação Básica (Fundeb) e, como já foi feito com os outros veículos, também passarão por um processo de limpeza e desinfecção antes de serem enviados aos municípios.