O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), por meio do Núcleo de Apoio ao Servidor Penitenciário (Nasp) e em parceria com a Uninorte/AC, realizou, esta semana, uma série de atividades voltadas à melhoria das relações no trabalho e à promoção do autoconhecimento.
A programação, que contou com a participação das equipes da Central Integrada de Alternativas Penais (Ciap), do Núcleo de Apoio à Família (NAF) e da equipe de Educação Prisional, abordou, em palestras e rodas de discussões, temas como o estresse no trabalho e a inteligência emocional
Os debates, mediados por acadêmicos do último período de Psicologia da Uninorte, enfatizaram a necessidade de reconhecer e avaliar os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.
De acordo com o gerente da Divisão de Gestão de Pessoas do Iapen, Frank de Oliveira, alguns fatores podem contribuir para o desencadeamento do estresse no trabalho. “É importante que os sentimentos sejam equilibrados para que as relações interpessoais sejam cordiais e respeitosas”, disse.
Para a coordenadora do Nasp, Adriana Maia, a programação visou sensibilizar os servidores no reconhecimento da importância do autoconhecimento, para que saibam lidar com as emoções diárias. “O objetivo é melhorar as relações no trabalho e ajudar as pessoas a identificar e prevenir determinadas situações relacionadas ao estresse”, afirmou.
(Matéria produzida pelo estagiário Renato Menezes)