Instituição de fundamental importância para o Acre, especialmente em tempos de pandemia, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) teve em 2020 o investimento necessário por parte do governo do Estado, que, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), aplicou melhorias no laboratório da rede estadual, garantindo mais qualidade na produção de exames.
Ao todo o Lacen realizou, no ano passado, um total de 116.816 exames de laboratório, entre as 29 categorias ofertadas pela rede pública estadual.
A Sesacre realizou a compra de um equipamento de biologia molecular totalmente automatizado para a implantação dos serviços de RT-PCR para diagnóstico da Covid-19, adquirido por meio da destinação da deputada federal Jéssica Sales. O dispositivo foi implantado em outubro na regional do Juruá, nas novas instalações do Laboratório Central (Lacen) de Cruzeiro do Sul, no prédio da Vigilância em Saúde.
Além disso, a gerência do Lacen promoveu a reorganização do fluxo da rede laboratorial, assim como a implantação parcial das supervisões e controle de qualidade da rede de diagnóstico da hanseníase. A mudança foi realizada nos laboratórios da rede de saúde pública de todos os municípios.
Outra implementação importante foi a automação da microbiologia, ou seja, a instalação de um sistema automático de serviço no laboratório. “Iniciamos um processo de controle de qualidade externa, que inclui supervisão e treinamento para profissionais de saúde que trabalham com o gerenciador de ambiente laboratorial (GAL)”, explica a gerente-geral do Lacen, Taynãn Rodrigues.