Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Casos de Covid-19 aumentam e governo decreta toque de recolher para evitar colapso do sistema de saúde – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
preservando vidas

Casos de Covid-19 aumentam e governo decreta toque de recolher para evitar colapso do sistema de saúde

A coletiva de imprensa realizada pelo governo do Acre, por meio do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19, na manhã desta sexta-feira, 22, revelou um avanço da pandemia em todo o estado com aumento do número de casos e, para evitar o colapso do sistema público de saúde, um toque de recolher será decretado a partir de segunda-feira, 25, das 22h às 6 horas em todos os municípios.

Novo anúncio da classificação de risco revelou um avanço da pandemia em todo o estado com aumento do número de casos Foto: Odair Leal

A 16ª coletiva do Comitê para divulgar os indicadores epidemiológicos determinados pelo Pacto Acre Sem Covid revelou que a regional do Alto Acre regrediu para Bandeira Vermelha, Baixo Acre e Purus regrediu para Bandeira Laranja e a regional do Juruá e Tarauacá/Envira segue em Bandeira Amarela. O período de avaliação compreende de 3 a 16 de janeiro.

Segundo o levantamento de dados, o Alto Acre apresentou uma evolução negativa muito rápida na última semana epidemiológica, com destaque para um aumento de 24% dos casos confirmados de Covid-19, 450% na ocupação de leitos de enfermaria para a doença e 50% a mais de óbitos.

Para evitar o colapso do sistema público de saúde, governador irá decretar toque de recolher  a partir de segunda-feira, 25, das 22h às 6 horas Foto: Odair Leal

O Baixo Acre e Purus apresentou uma redução no número de óbitos, mas um aumento de 40% na ocupação dos leitos de enfermaria para a doença, ainda que num quadro de piora controlada. Já o Juruá e Tarauacá/Envira teve um aumento de 60% nas notificações por síndrome gripal e de 120% nos casos confirmados de Covid-19.

O governador Gladson Cameli esteve presente na coletiva e destacou que o Acre já iniciou seu processo de vacinação e que está no aguardo da segunda remessa, mas lembrou que não há doses para todos. Com o avanço da doença após as festas de final do ano, a grande preocupação hoje é que o estado se aproxime de um cenário semelhante ao vizinho Amazonas e, além de reforçar os cuidados essenciais de uso de máscaras, lavar as mãos com frequência e evitar aglomerações, a medida do toque de recolher se mostra essencial para que o pior não aconteça.

Novos dados foram anunciados pelo comitê nesta sexta-feira, na Casa Civil, com transmissão online Foto: Odair Leal

“Sei que está todo mundo cansado, exausto, mas não vamos baixar a cabeça e vamos até o fim. Eu tenho orientado e questionado a sociedade para levar a sério a questão da Covid-19. Essa página não virou e se não contarmos com a ajuda de todos, não vai virar. Não quero prejudicar ninguém com o toque de recolher, mas precisamos de um esforço maior de todos. Eu não vou colocar em risco a vida das pessoas. Eu estou preocupado com o presente para que possamos ter um futuro”, disse o governador.

Durante a vigência do toque, a população segue com seu direito de ir e vir, mas não poderá se aglomerar no horário estipulado em ambientes públicos e privados. Todos os setores comerciais que não forem essenciais deverão estar fechados, enquanto bares e restaurantes só poderão atender por delivery e retirada durante a faixa.

Acre recebeu primeiro lote de vacinas para imunizar grupos prioritários Foto: Odair Leal

Ainda segundo o governador, o Carnaval também está cancelado e o feriado deverá ser tratado como um dia de trabalho normal. Gladson Cameli garantiu que as medidas não são políticas, mas de total proteção à vida e que se não houver uma melhora do quadro, outras ações restritivas poderão ser tomadas.

As doses de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde no primeiro lote por enquanto são o suficiente para imunizar apenas 34% dos profissionais de saúde de todo o estado, além de indígenas e idosos institucionalizados. Com o período também apresentando avanço da dengue e outras viroses respiratórias, todo o sistema de saúde hoje se encontra em alerta.

Funcionamento de setores comerciais e sociais

O Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19 atualizou ainda em 2020 a Resolução que trata sobre o enquadramento dos setores e das atividades comerciais autorizadas a funcionar de acordo com cada um dos Níveis de Risco estabelecidos no Pacto Acre Sem Covid.

A nova resolução unifica todas as anteriores relacionadas ao funcionamento dos setores comerciais e sociais durante a pandemia, dando abertura para que praticamente todos possam operar a partir da Bandeira Laranja, com quantitativo de capacidade reduzido e adoção de protocolos sanitários, além das medidas de proteção individuais.

Mesmo em Bandeiras diferentes, todas as regionais e todos os setores terão que cumprir o toque de recolher Foto: Neto Lucena/Secom.

Assim, atividades como a abertura de academias, igrejas, bares e restaurantes, que não eram permitidos na Bandeira Laranja, passam a ser com uma redução ainda maior da encontrada na Bandeira Amarela.

Já na Bandeira Vermelha, o pior indicador do avanço da pandemia, apenas os setores essenciais estão autorizados a funcionar, compreendendo no geral supermercados e farmácias.

A nova resolução foi fruto de um trabalho coletivo, onde o governo do Acre, ouviu e ponderou os anseios dos representantes comerciais e sociais, mudando níveis de abertura e medidas para que haja segurança para toda a população.

Vale ressaltar que mesmo em Bandeiras diferentes, todas as regionais e todos os setores terão que cumprir o toque de recolher.

Metodologia

O Pacto Acre sem Covid é uma ferramenta destinada a viabilizar a harmonia entre o desenvolvimento econômico, o direito de proteção à saúde e os valores sociais do trabalho, tendo por finalidade fundamental a efetiva proteção do direito à vida.

De acordo com o método definido pelo Pacto Acre sem Covid, a classificação em nível de risco é realizada conforme a delimitação territorial das regionais de Saúde do estado, a saber:  região do Alto Acre (Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri), Baixo Acre e Purus (Acrelândia, Bujari, Capixaba, Jordão, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre, Rio Branco, Santa Rosa do Purus, Sena Madureira e Senador Guiomard) e a região do Juruá e Tarauacá-Envira (Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, Rodrigues Alves e Tarauacá).

A classificação em níveis de risco (bandeiras), expressa por meio de uma nota geral que varia de 0 a 15, é obtida por meio da mensuração de sete índices, sendo eles: isolamento social; notificações por síndrome gripal; novas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave; novos casos por síndrome gripal Covid-19; novos óbitos por Covid-19;  ocupação de Leitos Clínicos Covid-19 e ocupação de UTIs Covid-19.

Os níveis de classificação de risco foram divididos em Vermelho, Laranja, Amarelo e Verde, respectivamente do mais restritivo para o mais flexível. A cada 14 dias é realizada uma nova avaliação dos indicadores, cabendo às prefeituras realizar a autorização das atividades permitidas no respectivo nível de risco apurado por meio de decreto municipal, bem como a instituição de protocolos sanitários a serem seguidos pelos setores da economia que estejam autorizados a funcionar. Um trabalho que envolve Estado, prefeituras e entidades e que deve contar com o apoio de toda a comunidade.

Para mais informações de protocolos, acesse: http://covid19.ac.gov.br/


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464