O Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), por meio da sua regional do Juruá, começou a realização de um projeto-piloto para a recuperação de áreas degradadas. A ação teve início na última semana em Rodrigues Alves e também contou com o apoio da prefeitura local.
Os serviços realizados foram de recuperação de solo, arborização e paisagismo no novo acesso ao entorno da via, na entrada do município.
Margarene Borges, bióloga e gestora de meio ambiente, explica que foram utilizadas plantas específicas para auxiliar no melhoramento do solo que fica próximo ao rio.
“Estamos fazendo uma recomposição do solo com a plantação de mudas de espécies nativas como ingá macaco, copaíba, andiroba, açaí, angelim, cumaru-ferro, mulateiro e ipê rosa. Essas plantas ajudam no fortalecimento do solo”, destacou.
De acordo com o gerente do Deracre Juruá, Luciano Oliveira, o projeto também prevê a criação de um viveiro no Deracre de Cruzeiro do Sul, que irá beneficiar todo o Juruá, já que atualmente o município utiliza mudas vindas de Rio Branco.
“Teremos nosso viveiro, que vai facilitar o trabalho de arborização no Juruá. Queremos trabalhar também com a educação ambiental, para que a população se conscientize e não polua o rio durante a travessia das balsas. A prefeitura já instalou novas lixeiras no local, além de placas educativas para diminuir os impactos ambientais”, pontuou o diretor.
O projeto pretende alcançar todos os munícipios da regional do Juruá, com apoio e orientação para garantir a preservação do ambiente.