Um dos principais canais de contato com a comunidade, a Ouvidoria do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) comemorou 11 anos de atuação no Acre nesta quarta-feira, 31. À disposição da população, a instituição é responsável por receber denúncias, reclamações e elogios sobre os agentes de segurança pública, encaminhando as demandas aos órgãos responsáveis, para apuração.
Criado em março de 2010, o canal já atendeu centenas de casos, que ajudam a gestão não só a responsabilizar, mas melhorar o serviço de atendimento à população, respeitando direitos e garantias individuais e coletivas, além de inibir possíveis desvios de conduta cometidos por agentes públicos da Segurança.
Responsável pela Ouvidoria desde outubro, Mardhia Pereira garante o acolhimento à população, trazendo a sua experiência e preparo como delegada de Polícia Civil. “Já recebemos denúncias até dos Estados Unidos”, relata. A comunicação foi feita por e-mail, principal canal de atendimento da Ouvidoria no momento.
“O setor não apura e nem investiga as denúncias, é responsável por ouvir e acolher a população, recebendo suas queixas e encaminhando para as corregedorias e demais órgãos de apuração. E garante o acompanhamento de cada uma das chamadas abertas, informando o andamento e garantindo o sigilo do denunciante, bem como a agilização e rigor na investigação”, ressaltou Mardhia.
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Os atendimentos presenciais da Ouvidoria estão sendo realizados no Centro Integrado de Apoio Biopsicossocial (Ciab), localizado na Travessa Campo do Rio Branco, no bairro Capoeira, em Rio Branco, de segunda a sexta, das 8 às 12h e também pelo e-mail ouvidoriasegurancaacre@gmail.com.
Estagiário sob a supervisão da jornalista Lilia Camargo