A dona de casa acreana Jocimar Silva tem 48 anos e nunca teve a oportunidade de ter o documento oficial de identificação (RG), que contém nome, data de nascimento, filiação, impressão digital e fotografia. Mas ela recebeu do governo do Estado, por meio do Instituto de Identificação da Polícia Civil, a chance de emitir gratuitamente a 1ª via do documento, o que vai permitir que exerça efetivamente o seu direito à cidadania.
Assim como ela, outros 1.527 juruaenses de 16 comunidades foram beneficiados pelo programa, que, inicialmente, realiza agendamentos para, numa segunda etapa, expedir o documento pelo Instituto de Identificação da Polícia Civil. “Eu não tinha condições financeiras de fazer o pedido do meu RG. Por isso, agradeço ao governador pelo benefício, que veio na hora certa”, relatou Jocimar.
O programa, que é realizado em parceria com tripulantes da equipe que realiza as Operações de Assistência Hospitalar do Navio-Hospital Dr. Montenegro, começou a ser realizado no dia 29 de março e já solicitou 238 vias do documento e tem programados mais 1.290 pedidos.
“É uma ação grandiosa da gestão de Cameli, porque existem pessoas que moram em localidades longínquas e acreditam, por não terem condições financeiras, que são incapazes de adquirir o documento de identificação pessoal. Fomos a regiões de difícil acesso, realizamos o agendamento e orientamos essas pessoas para que estejam no dia e horário marcados no Instituto de Identificação, munidas da certidão de nascimento”, explicou a diretora do instituto, Roselayne Sobreira.
O comandante do navio-hospital, Fábio Laprovita, relata que a parceria foi providencial para ampliar as ações de cuidado com ribeirinhos isolados.
“Além de levar saúde com dignidade, também levamos aos cidadãos a possibilidade de serem identificados, em sua maioria, pela primeira vez. Parcerias como essa sempre serão bem-vindas e espero que, numa outra oportunidade, outros órgãos venham agregar valor ao atendimento à população”, completa o comandante.
Os atendimentos agendados pela Polícia Civil foram planejados com base nas normas sanitárias vigentes. Isso requer maior atenção dos contemplados quanto à data programada para a emissão do documento. Em Cruzeiro do Sul, os serviços são oferecidos na OCA, que fica na rua Rui Barbosa, nº 267, Centro.