Na primeira agenda oficial com a nova secretária de Educação, Cultura e Esporte do Acre, Socorro Neri, o governador Gladson Cameli confirmou que o Estado vai pagar de uma só vez o Prêmio de Valorização e Desempenho Profissional (VDP) aos professores da rede pública de ensino.
O anúncio foi realizado na Casa Civil, no início da tarde desta quarta-feira, 5, com a presença do secretário da Casa Civil Flávio Silva. Anteriormente, com anuência do sindicato da categoria, o pagamento do benefício havia sido definido em duas parcelas, sendo a última para o mês de junho.
O governador aproveitou para saudar publicamente a chegada da secretária e agradeceu por ela ter aceitado o convite. “Nós temos que estar muito sintonizados. Agradeço a senhora por ter aceitado esse desafio. A gente precisa ter o retorno das aulas, o alinhamento com os servidores, porque a educação representa saúde, segurança e a gente tem que virar essa página. Eu quero anunciar aqui que na primeira semana de junho será pago o VDP. O que seria parcelado vai ser pago de uma vez só. Eu peço a complacência dos gestores da Educação”, pontuou.
Socorro Neri disse que a decisão do governo contempla e atende a uma reivindicação da classe que cobrava o repasse e agora recebe essa garantia. Antes do anúncio, a secretaria havia se reunido com representantes dos trabalhadores e ratificou, segundo ela, em nome do governo, o compromisso de valorização dos trabalhadores. “Vamos atender a essa determinação do governador e efetuar o pagamento, reconhecendo um direito dos trabalhadores”, disse. O pagamento vai contemplar 6.566 servidores, que juntos irão receber R$ 12.281.790 com o pagamento do benefício.
Bolsa de incentivo ao estudo
No mesmo ato, o governador assinou a lei complementar nº 3.380, que trata da renovação da Bolsa de Incentivo ao Estudo, Pesquisa e Aprimoramento Profissional, para servidores que atuam em escolas de tempo integral. O texto, assegurou o governador, foi enviado para a Assembleia Legislativa (Aleac) nesta quarta-feira. A proposta do governo atende a mais uma reivindicação dos trabalhadores, que perderam o benefício porque o projeto que assegurava o pagamento era de apenas de três anos. O novo texto defendido por Gladson Cameli garante a extensão da bolsa por tempo indeterminado.
Durante a tarde, já na sede da Secretaria de Educação, Socorro Neri, acompanhada do líder do governo na Aleac, deputado Pedro Longo, e do deputado Daniel Zen, conversou com sindicalistas e alguns profissionais da Educação sobre as pautas de reivindicações apresentadas ao governo.
A secretária reforçou os encaminhamentos tratados na reunião com o governador Gladson Cameli pela manhã e, na oportunidade, o deputado Pedro Longo garantiu que a proposta de alteração da Lei Complementar que estende por tempo indeterminado o pagamento da bolsa aos profissionais que atuam nas escolas estaduais em tempo integral será tratada com prioridade na assembleia.
Por fim, Socorro Neri destacou a importância de manter o diálogo com a categoria, poder ouvir as necessidades, compreender mais rapidamente o contexto que a rede estadual vive nesse momento e, assim, “poder contribuir com o governo no sentido de superar as dificuldade e continuar avançando”, afirmou.