A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), por meio do Departamento de Atenção Primária em Saúde – Núcleo de Saúde da Criança, Diretoria de Redes, Rede Cegonha e Rede de Urgência e Emergência, promoveu no último sábado, 3, na Faculdade Unimeta, em Rio Branco, uma capacitação sobre urgência e emergência pediátrica dirigida aos profissionais de saúde do Alto e Baixo Acre.
“Estamos organizando nossa rede de atenção à saúde, especialmente rede cegonha e rede de urgência e emergência. Então, melhorando a qualidade da assistência, haverá o impacto positivo da redução de mortalidade infantil”, destacou a chefe do Núcleo de Saúde da Criança, Priscylla Aguiar.
Essa é a segunda turma de 2021, tendo como público-alvo médicos e enfermeiros que atuam diretamente na assistência pediátrica em situação de urgência e emergência em Acrelândia, Jordão, Santa Rosa, Plácido de Castro, Senador Guiomard, Assis Brasil, Brasileia, Xapuri, Manoel Urbano e Rio Branco.
O objetivo é promover o aprimoramento da qualidade da atenção à saúde das crianças por meio da educação permanente das equipes de saúde, visando um atendimento ágil e resolutivo das urgências e emergências pediátricas, além de contribuir para a formação, capacitação e atualização dos profissionais que fazem o atendimento de urgência e emergência pediátrica nas unidades.
Além disso, também é propósito da capacitação treinar habilidades técnicas e promover o raciocínio clínico necessário ao manejo das situações e complicações nos atendimentos de urgências e emergências pediátricas, e fortalecer a Rede Cegonha e a Rede de Urgência e Emergência no estado.