Com o objetivo de retomar discussões sobre ações de saúde no Vale do Juruá, a Comissão Intergestores Regionais (CIR) reuniu, em Cruzeiro do Sul, na manhã de sexta-feira, 9, membros da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) e secretários municipais de Saúde da região. Na ocasião, a comissão empossou sua nova direção.
Os encontros, que eram realizados mensalmente pela equipe, foram interrompidos com o agravamento da pandemia no Estado. “Aqui estaremos discutindo as estratégias e implementação de políticas de saúde para essa região. São ações que contemplam a atenção primária, cuja responsabilidade é do município, e a média e alta complexidade, que são de competência do Estado. Nossas decisões são tomadas em colegiado, que busca um consenso para que a população tenha serviços mais efetivos de saúde”, esclareceu o diretor de planejamento da Sesacre, Carlos Henrique Silva.
A coordenadora da Sesacre no Juruá, Catiana Rodrigues, destaca que as reuniões são de grande relevância pois traduzem-se em ganhos à saúde da população. “O funcionamento da CIR está diretamente ligado à Coordenação Regional de Saúde. A equipe, que é liderada por um secretário municipal de saúde, recebe as propostas, repassa-as à comissão, que as transformam em políticas públicas de saúde”, esclareceu.
Eleita para coordenar a CIR na região, Joice Mota, que também é secretária de Saúde de Mâncio Lima, enfatiza que a junção da experiência com apoio da equipe ajudará na realização de bons trabalhos que serão desenvolvidos na nova função.
“O fundamental é estar juntos, discutindo os problemas da região. O que queremos é fortalecer o Conselho Inter-regional de Saúde do Vale do Juruá e poder contribuir ainda mais para oferta de saúde de qualidade para a população”, disse a coordenadora.
O secretário municipal de saúde de Feijó, Eronildo Oliveira, foi o escolhido para o cargo de vice da nova coordenação da CIR. Para ele, a troca de experiência será fundamental para o alinhamento e alcance das metas da equipe. “A nossa experiência nos credencia a compartilhar com a comissão todo o aprendizado adquirido no trato à saúde das pessoas”, ressaltou.