Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Governo lança projeto Educar para Reciclar em Plácido de Castro – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
meio ambiente

Governo lança projeto Educar para Reciclar em Plácido de Castro

O governo do Acre, por meio da parceria entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), o Instituto de Meio Ambiente (Imac) e o Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), lançou nesta quinta-feira, 29, o projeto Educar para Reciclar. A iniciativa conta com a destinação de lixeiras para reciclagem de lixo e une educação ambiental e ressocialização de pessoas privadas de liberdade.

Projeto Educar para Reciclar une cuidado com o meio ambiente e ressocialização de apenados. Foto: Assessoria/Semapi

A primeira prefeitura a receber lixeiras artesanais para coleta de resíduos e recicláveis foi a de Plácido de Castro. No total, foram enviadas 36 lixeiras, 26 na cidade e dez na Vila Campinas.

As lixeiras foram confeccionadas pelos reeducandos do Iapen, com madeira oriunda das apreensões de ilícitos ambientais realizados pelo Imac e Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) da Polícia Militar (PMAC). Além disso, a equipe da Divisão de Educação Ambiental e Práticas Sustentáveis da Semapi atua na coordenação do projeto e realiza capacitações sobre coleta seletiva.

Titular da Semapi, Israel Milani, informou que o projeto será levado a outros municípios. Foto: Assessoria Semapi

O titular da Semapi, Israel Milani, destacou que o projeto une cuidado com o meio ambiente, boas práticas e possibilita ainda a ressocialização de apenados. A iniciativa, segundo ele, será levada a outros municípios.

“Sem dúvida essa parceria tem dado certo; já fizemos o convite para que outras prefeituras possam aderir. Algumas já aceitaram, como as de Capixaba, Brasileia e Assis Brasil”, destaca Milani.

O prefeito de Plácido de Castro, Camilo da Silva, agradeceu e destacou a importância da parceria com a Semapi, Imac e Iapen.

“Acreditamos que a gente viva um momento novo, em que é necessário que as pessoas compreendam a necessidade de produzir menos lixo, de reciclar os resíduos sólidos, que representam um problema para cidade, para a saúde das pessoas. Agradecer a parceria da Secretaria de Meio Ambiente do Estado, do Imac e do Iapen e a todos os garis, que ajudam a zelar de nossa cidade”, disse o prefeito.

O presidente do Iapen, Arlenilson Cunha, destacou o papel do projeto para ressocialização dos apenados: “As pessoas que estão privadas de liberdade podem, com esse projeto, colaborar com a sociedade, com o meio ambiente, ao passo que também têm a oportunidade de aprender uma profissão e se qualificar. Isso contribui diretamente para o processo de ressocialização e reintegração social e profissional”.

Projeto Educar para Reciclar foi lançado em Plácido de Castro e será levado a outras prefeituras. Foto: Assessoria Semapi

James Alves, chefe da Divisão de Educação Ambiental e Práticas Sustentáveis da Semapi, explicou qual a contribuição e importância do projeto Educar para Reciclar.

“Com esse projeto, a gente trabalha a questão da conscientização ambiental, contribui para diminuir a pressão nos aterros sanitários, nos lixões e ainda reforça a importância da conscientização, diminuição e o reaproveitamento do lixo.  No ato da entrega das lixeiras, ofertamos também a capacitação aos garis, para que possam atuar como multiplicadores de iniciativas voltadas para reciclagem de lixo e resíduos”.

Sebastião dos Santos, coordenador de limpeza do Município de Plácido de Castro, pediu que o projeto destine mais lixeiras para sua cidade, para facilitar o trabalho de coleta de lixo.

“Queremos que a Semapi consiga mais lixeiras para nossa cidade, para as pessoas saberem que tem um destino correto para cada tipo de lixo. A gente vai fazer nossa parte, que é educar essas pessoas”, afirmou Sebastião.

“Isso aqui pra gente é um modelo a ser seguido, pois essa iniciativa ajudará muito a população, de forma educativa e de reciclagem do lixo”, destacou o secretário de Meio Ambiente de Plácido de Castro, Venilson Ferreira.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464