Para tratar de assuntos ligados ao fortalecimento da economia do Acre por meio das obras públicas, na última terça-feira, 4, em Rio Branco, representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Desenvolvimento (Seinfra) e da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) participaram de um encontro com os empresários ligados ao Sindicato da Indústria de Construção Civil do Estado do Acre (Sinduscon), reunião que também contou com a presença do senador Márcio Bittar, na sede do sindicato.
Durante a reunião, o gestor da Seinfra, Cirleudo Alencar, anunciou 40 novos projetos de infraestrutura no Estado. Os projetos estão orçados no valor de até R$ 400 mil, e o custo para a realização das obras poderá chegar R$ 14 milhões, oriundos de recursos próprios do governo estadual. Esses valores serão disponibilizados para as pequenas obras em todo o estado.
“Estamos no alinhamento final com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) e a Secretaria Adjunta de Licitações (Selic) para providenciar as licitações. Expusemos essas oportunidades para representantes do sindicato, que receberam a notícia com muita alegria, porque mesmo as empresas inadimplentes poderão participar do certame, conforme a lei do Programa de Estímulo à Construção Civil para Geração de Emprego e Renda”, destacou Alencar.
Com essas ações, o governo prevê estímulo ao mercado de trabalho, com a geração de 500 empregos diretos. O senador destacou que tem enviado recursos ao Acre, por meio de emendas parlamentares. E há a possibilidade de garantir novos recursos pelo Ministério do Desenvolvimento Regional e o Ministério da Defesa, para a realização de novas obras.