Considerada um destaque no combate à pandemia de Covid-19, a gestão de Gladson Cameli dará mais uma prova de compromisso com a saúde pública do Estado do Acre, entregando totalmente reformado e modernizado o Hospital Abel Pinheiro, em Mâncio Lima.
A obra avança para a fase de conclusão e tem 93% dos serviços concluídos. Foi o que averiguou Catiana Rodrigues, coordenadora da Secretaria de Saúde (Sesacre) no Juruá, em visita técnica realizada na manhã desta terça-feira, 5. A gestora também anunciou a chegada de um novo e moderno aparelho de raio-x para a unidade.
Prevista para os próximos dias, a entrega da reforma vai oferecer à população inúmeros benefícios. “Com o bloco A, vamos ampliar o quantitativo de leitos de internação e observação, teremos uma ampla sala de emergência, um espaço para o centro cirúrgico e outros ganhos”, informou Catiana.
Segundo a coordenadora, para manter em funcionamento todo o sistema, o Estado vem adotando medidas para solucionar a falta de médicos nas regionais. “Vamos intensificar as tratativas para a aquisição de novos contratos, mas cuidamos também da estrutura da rede para que o cidadão seja melhor assistido”, completou.
Orçada em mais de R$ 2 milhões, a reforma possibilitou a recuperação da cobertura, forro e piso do hospital; também foram revestidas as paredes e esquadrias; restauradas portas, banheiros e janelas; e feitas demarcações dos espaços de mobilidade, específicos para deficientes físicos em tratamento. “Falta finalizar o acabamento, como reforçar, com segunda demão, a pintura do prédio”, disse a engenheira da obra, Caroline Pinheiro.
Novo aparelho de raio-x para o Abel Pinheiro
Durante a inspeção, Catiana divulgou que o governo investe em novos equipamentos para estruturar o bloco reformado do hospital, como mesas, armários, geladeira e ares-condicionados. A coordenadora anunciou o envio à unidade de um moderno aparelho de raio-x, avaliado em mais de R$ 200 mil, que beneficiará cerca de 20 mil manciolimenses e outros milhares de moradores de vilas, ramais e cidades vizinhas.
O gerente-geral do hospital, Hélio Bentes, fala da atenção especial que a gestão estadual vem dando à cidade mais ocidental do país. “Esse raio-x foi a nossa maior conquista. Por isso, precisamos externar toda a nossa gratidão, respeito e admiração pelo governador Gladson Cameli e pela titular da pasta, Paula Mariano. É gratificante ver que nossas equipes terão melhores condições de desenvolver seus serviços e bem atender o nosso povo”, declarou.
Além de desafogar a demanda existente no Hospital do Juruá, em Cruzeiro do Sul, o dispositivo, que possui tecnologia de emissão de imagens digitais, assegura mais precisão no diagnóstico e auxílio no tratamento dos pacientes. “Estamos tratando da parte estrutural da sala que receberá o equipamento. Serão feitas as medições necessárias para, posteriormente, instalar o aparelho”, esclareceu Bentes.