A primeira formatura foi dos cursos técnicos em Análises Clínicas e Cuidados de Idosos que aconteceu na noite de quinta-feira, 2, no Polo da Universidade Aberta do Brasil (UNB), em Cruzeiro do Sul. 20 cidadãos cruzeirenses foram diplomados, sendo 9 do curso de Cuidados de Idosos, e 11 em Análises Clínicas.
Estiveram na cerimônia, o presidente do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica – Ieptec Dom Moacyr, Francineudo Costa, a coordenadora-geral do Centro de Formação e Tecnologia da Floresta – Ceflora, Raylene Cameli, a coordenadora-geral da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, Aldenice Ferreira, além de representantes do Centro de Educação Permanente (Cedup), SEE e Lar dos Vicentinos, no município. O abrigo para idosos foi o local onde aconteceram as aulas práticas.
O presidente do Ieptec destacou a importância dos parceiros no processo de formação dos educandos. “Agradeço ao governo do Estado e a todos que contribuíram para a realização dos cursos, até a chegada deste dia tão especial. Fico muito feliz em estarmos formando mais duas turmas, pois essa é nossa missão, elevar ao máximo a educação técnica e profissional no Acre”, disse Francineudo.
Raylene Cameli enfatizou a importância da formação no curso de Cuidados de Idosos para a cidade de Cruzeiro do Sul. “A nossa expectativa era grande desse dia chegar. Estamos muito felizes por ver a conclusão do curso, pois o nosso município precisa dessa mão de obra qualificada. Inclusive, já existe a possibilidade de contratação de alguns dos nossos formandos pelo Lar dos Vicentinos”, comemorou a coordenadora do Ceflora, unidade descentralizada da rede Ieptec em Cruzeiro do Sul, responsável por acompanhar os educandos nas capacitações.
Para Ester Cabral, 21, valeu muito a pena concluir a formação em análises clínicas pelo Ieptec, mesmo com o prolongamento da programação das aulas por conta da pandemia. “Apesar de todo o tempo que ficamos sem poder realizar as aulas práticas com os idosos, é muito gratificante concluir o curso, e melhor ainda por ter sido gratuito, pois a maioria de nós não poderia pagar”, enfatizou a formanda.
A segunda solenidade aconteceu no município de Rodrigues Alves, na sexta-feira, 3, com 16 formandos sendo agraciados com seus diplomas de conclusão no Curso Técnico em Enfermagem.
As capacitações foram ofertadas pelo governo do Estado, por meio do Ieptec Dom Moacyr, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), além das secretarias estadual e municipal de saúde. O Centro de Educação Profissional e Tecnológica (Cept) responsável por ministrar as aulas em ambos os municípios foi a Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha.
Os recursos para a execução dos cursos técnicos foram provenientes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec/ Mediotec do Ministério da Educação (MEC).
Nos próximos meses, o governo do Estado, junto ao Ieptec e centros parceiros, realizará mais solenidades de diplomação no Vale do Juruá. Os próximos municípios serão Porto Walter e Marechal Taumaturgo.