Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Posso te contar uma história? Vem comigo ver os 92 anos do Palácio das Secretarias – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Posso te contar uma história? Vem comigo ver os 92 anos do Palácio das Secretarias

Por Suellen Medeiros

A vida é feita de histórias.

Histórias que são relatadas por fotos antigas, documentos, relatos do próprio povo que vão se estendendo de geração em geração. Tudo tem uma história, até a mais simples pedrinha que você vê foi deslocada do seu local de origem e teve seu trajeto modificado inúmeras vezes até chegar ali. Com o prédio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão não foi diferente. Para chegar até essa estrutura moderna, na qual se encontra hoje, ocorreram várias mudanças em sua estrutura e no público atendido.

Na década de 20, quando o estado ainda era “o Território do Acre”, esse prédio era apenas uma grande casa de madeira onde funcionou por vários anos o Grupo Escolar 7 de Setembro, uma escola de ensino fundamental, onde a maioria de seus alunos precisava atravessar o Rio Acre em uma catraia para chegar ao seu destino. O grupo escolar foi uns dos primeiros a ser criado e só fechou suas portas depois que uma tragédia comoveu toda a comunidade. Uma das professoras do lugar, a mais querida dos alunos, foi assassinada na frente da escola por um ex-presidiário que se apaixonou pela mesma e não teve seus sentimentos recíprocos. A população conta que o choque foi tão grande e a repercussão tão intensa que ninguém queria estudar ou trabalhar mais no lugar. Assim, o casarão de madeira deixou de ser o Grupo Escolar 7 de setembro.

Estrutura do Grupo Escolar 7 de setembro, localizado onde hoje é o prédio do Palácio das Secretarias. Foto: Acervo do Museu da Borracha, digitalizado pelo Patrimônio da FEM.

Em pouco tempo, nessa estrutura passou a funcionar o Departamento de Obras e Viação (DOV), o que agilizou bastante a conclusão das diversas construções ao redor do Palácio Rio Branco, na época. O Fórum de Rio Branco e a Assembleia Legislativa são apenas alguns exemplos. A cidade vinha crescendo rapidamente no decorrer dos anos: ruas sendo pavimentadas, prédios erguidos e a necessidade de trazer para mais perto desses grandes núcleos as secretarias do Estado.

Após o fechamento do Grupo Escolar, a estrutura foi aproveitada para a primeira sede da Secretaria de Obras. Foto: Arquivo Museu da Borracha, digitalizado pelo Patrimônio da FEM.

A capital do estado estava se desenvolvendo e, com o passar dos anos, todos os órgãos importantes, tanto da administração direta como indireta, passaram a funcionar, também, próximos ao Palácio Rio Branco. A partir desse momento a região passou a se chamar o “Centro da Cidade”.

E foi nesse ápice de desenvolvimento que a antiga casa de madeira que abrigou o Grupo Escolar 7 de Setembro e o Departamento de Obras e Viação foi demolida para dar espaço à construção de um prédio moderno e espaçoso para a década de 70. No início, o local foi nomeado como “Palácio Coronel Fontenelle de Castro”, governador do território acreano, tendo ocupado o cargo de 10 de outubro de 1958 a 18 de março de 1961. A partir desse momento,  todas as secretarias do Estado passaram a funcionar no local, entre elas a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, a Secretaria de Educação, a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Administração, e outras. Foi por esse motivo que a população passou a chamar o prédio de “Palácio das Secretarias”, e posteriormente o nome foi alterado e mantido com tal.

Primeira estrutura do então Palácio das Secretarias, moderna para a época em que foi construído. Foto: Acervo Museu da Borracha, digitalizado pelo Patrimônio da FEM.

Com o passar dos anos, o número de funcionários e o fluxo de pessoas buscando atendimento foi aumentando, fazendo com que, aos poucos, várias secretarias tivessem sua sede própria, o que não diminui a quantidade de servidores e nem do serviço oferecido, já que, conforme o estado ia se desenvolvendo, as demandas das secretarias que ali funcionavam também seguiam o mesmo ritmo. O grande problema era que as acomodações do local já não eram tão modernas como no início.

Os servidores mais antigos contam sobre as fiações inadequadas e das diversas vezes que o prédio ia pegando fogo. Relatam também que sentiam as estruturas balançarem e tinham medo de que tudo caísse por sobre suas cabeças. Claro que esses fatos causavam sempre correria e tumulto pelos corredores e escadas, com funcionários nervosos e receosos para voltar ao trabalho. Sem esquecer dos roedores e insetos que vinham das ruas e invadiam as salas do subsolo, causando transtornos para uns e pânico para outros.

Mas, se não bastasse tudo isso, ainda havia as acomodações inadequadas, a falta de materiais e móveis de escritório, as péssimas condições das instalações e um ambiente nada acolhedor.

Em 2002, na gestão do então governador Jorge Viana, o Palácio das Secretarias foi comtemplado com a primeira reforma. O prédio recebeu alguns reparos e uma nova pintura, o que melhorou a qualidade do trabalho e de atendimento. Porém, o tempo foi passando e como não houve mais reparos o prédio passou a apresentar não apenas os problemas antigos, como também goteiras, rachaduras, parte do gesso havia caído do teto do hall de entrada e existia o problema dos moradores de rua que usavam a secretaria de abrigo para ‘tirar o sono dos justos’ a qualquer hora do dia ou da noite.

 

 

 

Após a reforma em 2002. Foto: Acervo Seplag

Novamente, os servidores passaram a não possuir segurança no ambiente de trabalho, sentiam-se desvalorizados e desmotivados, já que muitos consideram o Palácio da Secretaria sua segunda casa, onde passam a maior parte do dia entre colegas de trabalho e os ofícios a serem exercidos. Em 2017, apenas as secretarias de Gestão Administrativa, Planejamento e Segurança Pública funcionavam no local e, mesmo assim, os transtornos continuavam a assolar não apenas servidores, mas a população em geral.

Em 2019, a Lei Complementar nº 359 permitiu a fusão das secretarias de Planejamento e de Gestão Administrativa. Foi nesse momento que o Palácio das Secretarias passou a se chamar “Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão” (Seplag).

Desde então, surgiu a necessidade da criação de núcleos específicos. Para atender a nova demanda, era preciso realizar a reforma e a readequação física da estrutura dos ambientes da secretaria. E foi justamente para dar comodidade, conforto e inovação no serviço público que, no ano de 2020, o governador Gladson Cameli assinou a ordem de serviço para a execução da obra de manutenção do prédio do Palácio das Secretarias.

Todo o lugar recebeu o investimento de 5 milhões e, com a reforma, foi oferecido um ambiente com instalações modernas e adequadas para o desempenho das atividades realizadas, beneficiando não apenas servidores, mas os usuários do sistema público.

Em 2020, a maior reforma pela qual o prédio já passou foi iniciada, financiada com recursos do BID, pelo Programa PDSA. Foto: Acervo Seplag.

O novo reformado prédio da Seplag foi inaugurado no dia 27 de outubro de 2021, um dia antes da data em que se comemora o dia do servidor público. Um presente para todos eles, que esperavam por esse momento com ansiedade e alegria, pois devido a reforma ocorreu a necessidade de mudar-se para o antigo prédio da Defensoria Pública do Estado do Acre.

A reestruturação incluiu a redistribuição do espaço interno no prédio, revisão da instalação elétrica, manutenção da cobertura e alterações na fachada, além de outros reforços estruturais. Os recursos são provenientes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), atrelado ao Programa de Desenvolvimento Sustentável do Acre (PDSA) II. A obra foi fiscalizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra).

Iniciadas ao final do ano passado, as obras de reforma e readequação do antigo prédio do Palácio das Secretarias foram concluídas em outubro de 2021. Foto: Cedida.

A inauguração do antigo “Palácio das Secretárias” foi um marco para todos que participaram do evento. Exposição de fotos antigas da história do prédio, bandas de música, homenagens e uma grande solenidade com a participação do governador Gladson Cameli, o secretário da Seplag, coronel Ricardo Brandão, e demais autoridades do governo. Os comentários pelos novos corredores da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão é que agora passaram para uma era de modernização, com um ambiente de trabalho limpo, espaçoso, bem estruturado e que, com certeza, não vai mais balançar como nos tempos passados.

 

*Suellen Medeiros é formada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e em Artes Cênicas. É servidora pública e atua no cargo de Técnica em Gestão. É atriz desde os sete anos de idade, dramaturga, contadora de histórias e lidera um trabalho nos hospitais, chamado “Conto com Amor”, levando várias manifestações artísticas como uma forma de trazer alegria aquele ambiente, às pessoas que precisam de atendimento e aos profissionais que lá atuam. Já publicou vários livros, entre eles romances e obras voltadas à literatura infantil.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464