O Governo do Acre por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Regional do Acre (Sedur), realizou na quarta-feira, 22, o encerramento do trabalho técnico social no Loteamento Andirá, onde foram beneficiadas 235 famílias com cursos profissionalizantes e oficinas sócio educativas. A empresa Foco Opinião, contratada por meio de licitação, executou o trabalho com as famílias da comunidade.
No evento, foram apresentadas as principais atividades, oficinas, e cursos que foram ofertados pelo projeto. Os cursos disponibilizados foram: finanças pessoais, depilação, salgadeiro, bolos e tortas, pães e massas e pizzaiolo. Já as oficinas socioeducativas eram de formação de agente comunitário, oficina de vivencia comunitária, oficina de educação sanitária e ambiental, coleta e destinação de lixo, higiene doméstica e saúde, além de atividades socioculturais. Os resultados verificados pela equipe da Sedur, apontaram para a emancipação das famílias, fortalecimento dos vínculos entre os familiares, e a geração de emprego e renda.
O diretor Administrativo da Sedur, Marcelo Freire, parabenizou as famílias e enfatizou que estas continuem a procurar pelas secretarias e a se capacitarem cada vez mais.
“Esse tipo de capacitação possibilita a inserção no mercado de trabalho, e é uma semente plantada na mão deles, que podem iniciar pequenos negócios no próprio bairro” afirmou.
A Assistente Social e fiscal de contrato Talyta Sarah, que acompanhou o projeto durante 8 meses, relatou a importância do trabalho técnico e social para as famílias beneficiadas do Loteamento Andirá.
“Através de mobilização comunitária, das ações socioeducativas, ambientais, patrimoniais, dos cursos profissionalizantes, proporciona-se à comunidade, o fortalecimento dos vínculos familiares, e geração de renda,” ressalta.
Para as crianças da comunidade, a diversão também foi garantida, com pula-pula e a distribuição de lanches.