A população carcerária do Complexo Penitenciário de Rio Branco, cerca de quatro mil pessoas, será vacinada com a terceira dose contra a covid-19 até a próxima segunda, 24, por meio da parceria entre o governo do Acre, Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e a Polícia Penal.
Na ação conjunta, o governo, por meio do Programa Nacional de Imunização (PNI), disponibiliza os imunizantes da Pfizer e o corpo funcional da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre) realiza a vacinação com a terceira dose contra a Covid-19, junto aos detentos da penitenciária estadual. A coordenação geral das atividades e a logística fica a cargo da Unidade Básica de Saúde Prisional.
O cumprimento do esquema vacinal da terceira dose no presídio tinha realização prevista para dezembro de 2021. Foi suspenso por causa do surto de síndrome gripal, que acometeu a maioria dos reclusos com sintomas de tosse, coriza e febre.
A chefe da Divisão de Saúde Prisional do Iapen, Ingrid Suárez, esclarece que a vacinação reiniciada na
segunda, dia 17 de janeiro, é de suma importância, pois completar o esquema vacinal com a terceira dose contra o coronavírus em toda a população prisional é a garantia de que se vai ampliar a proteção.
“O sistema penitenciário agradece o governo, por meio da Sesacre, por meio da coordenadora estadual do PNI, Renata Quiles, que desde o início da vacinação, em 2021, tem sido parceira no fornecimento e aplicação das vacinas, lembrou Ingrid.