Frutos de esforços do governo do Estado e das equipes do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) do Acre, a aquisição de equipamentos para canil, dois veículos, um barco com motor e um quadriciclo, além da capacitação de 40 policiais no curso de rotinas e técnicas penitenciárias são iniciativas que fortalecem a unidade prisional de Cruzeiro do Sul.
Na manhã desta sexta-feira, 4, o presidente do Instituto, Arlenilson Cunha, esteve na unidade Manoel Néri da Silva para entregar os equipamentos e oficializar a formação dos agentes.
“São investimentos de grande relevância para o Juruá, região em que o governo de Gladson Cameli tem buscado fortalecer a segurança pública com a contração de novos profissionais, realização de concursos públicos, reestruturação de delegacias e aparelhamento das unidades prisionais”, ponderou Cunha.
Na prática, os benefícios proporcionam condições salubres de trabalho, fortalecem a integração das forças de segurança da região e representam empoderamento ao policial de habilidades que conduzem à humanização do processo de ressocialização.
Presente no evento, o titular da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança (Sejusp) no Juruá, James Clei de Carvalho, afirma que as medidas têm o objetivo de melhorar a prestação de serviços e, quando somadas aos quase R$ 7 milhões aplicados no setor, ajudam a reduzir a criminalidade na segunda maior cidade acreana.
“Uma polícia melhor preparada e mais equipada produz avanços, como as toneladas de entorpecentes apreendidos nos últimos três anos e o aumento de prisões, resultando na desarticulação do crime organizado. Nossa meta é intensificar nossas ações para colocar ainda mais ordem na região do Juruá”, declarou.
Na quinta-feira, 3, a unidade de Tarauacá também foi contemplada com um moderno veículo, que será usado para atender mulheres do município privadas de liberdade.
Acre é um dos estados que mais investe em ações efetivas de ressocialização
Um levantamento feito pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen) aponta que o Acre ocupa a nona colocação entre os estados da federação que mais investem em políticas educacionais dentro dos presídios. De acordo com o estudo, um aumento de 46,69% das atividades foi registrado no Estado entre os anos de 2020 a 2021.
No período, conforme informa a direção do Iapen, o Estado garantiu matrícula de apenados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e intensificou atividades culturais e esportivas nas unidades. “A conquista é resultado do trabalho que vem sendo realizado nas unidades prisionais”, comemorou Arlenilson Cunha.