O mutirão de vacinação contra a covid-19 realizado pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), em parceria com o Via Verde Shopping e a Faculdade Unama, terá seguimento durante todo este sábado. A campanha teve início nesta sexta-feira, 11,
No local, a procura vacinal, tanto para adultos como para crianças já é constante. Toda uma estrutura foi organizada no espaço cedido pela Faculdade Unama de modo a atender aqueles que buscam pela imunização. A ala infantil organizada no auditório, foi decorada para receber meninos e meninas que chegam para vacinação. Um outro espaço também foi preparado para que os adolescentes e adultos possam receber suas primeiras doses ou reforços dos imunizantes.
Tarine Correia, jornalista, levou a filha Maria Eduarda de 5 anos para vacinar e destacou a importância da vacinação infantil.
“Eu acho que a vacina, antes de tudo, é um gesto de amor”, disse a mãe emocionada.
As crianças chegam ansiosas e colocam o medo de lado para receberem as suas doses. Alice Chaves, de 8 anos, falou da saudade que sente do pai e da avó que não tiveram a oportunidade de serem imunizados, por isso ela foi decidida até o mutirão.
“Eu quis vacinar, para ficar bem e proteger minha família,” falou a pequena Alice.
Além das crianças, muitas mães e responsáveis demonstravam satisfação e amor levando seus pequenos para serem imunizados contra a doença.
“Estava ansiosa com medo de trazer, mas devido a muitos casos que estão tendo, fiquei com medo por ela, e ela entende bastante, já conversamos sobre isso, e concordamos em trazê-la para vacinar também”, explicou Deina Kely, mãe da criança Ane Gabriele, de 5 anos.
A enfermeira Margareth Frota, que faz parte da equipe de técnicos do programa de imunização presentes na ação, falou sobre a expectativa do aumento do número de vacinados por meio da realização do mutirão, principalmente do público infantil.
“A importância da vacinação aqui no shopping é melhorar as coberturas vacinais contra a covid-19. Esperamos um bom público, o shopping é um lugar que as pessoas gostam de vir finais de semana, e esperamos a participação do público”, ressalta.
Ela explica que há um grupo para atendimento de crianças de cinco a doze anos de idade, e de doze anos em diante para os adolescentes e adultos.
“Estamos com todas as vacinas disponibilizadas, a Coronavac, Pfizer, Fiocruz e Pfizer e Coronavac pediátricas”, observa.
Walker Nascimento, diretor da faculdade Unama, falou sobre a importância do mutirão que está sendo executado.
“Quando vacinamos, a esperança retorna pra todos nós, atribuímos isso como algo de cunho social em ajudar a comunidade, trazer esperança novamente pra população”, destacou o diretor.