O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM), descarregou nesta quarta-feira, 2, em Cruzeiro do Sul, dois caminhões de donativos que serão destinados às famílias afetadas pelo transbordamento do rio Juruá.
“Agradecemos ao governo do Estado por ter mobilizado toda essa equipe para auxiliar nosso município. Já temos mais de 400 pessoas instaladas em nossos abrigos e precisamos dar uma atenção especial para elas. A ajuda que está chegando será destinada também para os que tiveram de sair de suas casas para outros lugares, além dos abrigos”, agradeceu o prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima.
Aproximadamente 10,5 toneladas de alimentos foram entregues ao município, além de kits de higiene pessoal contendo sabonetes, álcool em gel e máscaras, kits de limpeza e colchões. A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) também enviou hipoclorito de sódio, para o tratamento da água.
“Está chegando ainda hoje uma carga considerável de hipoclorito para o tratamento de água. Temos abrigos específicos para pessoas com covid-19 e equipes de saúde visitando diariamente cada unidade, além de visitar também as famílias ribeirinhas que ainda estão em suas casas”, destacou a secretária adjunta de Saúde, Muana Araújo.
A equipe técnica do governo que está assessorando o município visitou as famílias ribeirinhas que ainda não saíram de suas casas, com o objetivo de acompanhar pessoalmente os serviços que estão sendo realizados.
“Essa visita serviu para acompanharmos de perto a situação dessas famílias; como a água ainda não chegou dentro de suas casas, os moradores optaram por não sair. Porém o Estado e o Município estão trabalhando juntos para trazer serviços e atendimentos a essas pessoas”, ressaltou a titular da SEASDHM, Ana Paula Lima.
Sala de situação
Uma sala de situação foi estabelecida em Cruzeiro do Sul para acompanhar e criar estratégias para mitigar os efeitos da enchente do Rio Juruá. Todos os dias às 17 horas o grupo se reúne e apresenta os dados dos abrigos, nível do rio, número de pessoas desabrigadas e desalojadas.
“Estamos com uma grande equipe nas atividades de assistência às famílias. O rio estabilizou nas últimas horas, mas estamos de pronto atendimento para auxiliar essas pessoas”, enfatizou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Batista.