Pensando em aproximar o governo do Acre do terceiro setor – instituições de iniciativa privada de utilidade pública -, a Secretaria Extraordinária de Assuntos Governamentais (Segov), em parceria com a Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), realizou na terça-feira, 12, na Casa Civil, em Rio Branco, uma reunião de alinhamento com as pastas da Saúde, Assistência Social e Segurança Pública.
O objetivo é que líderes comunitários, associações, sindicatos e cooperativas comuniquem suas demandas ao governo e obtenham respostas d0s respectivos órgãos. Além disso, a proposta contempla a definição de políticas públicas, serviços e ações que cada um deles pode colocar à disposição desses grupos.
No início do mês, foi lançado o Programa Protagonista Colaborativo, que tem por objetivo avaliar e articular as necessidades dessas entidades da sociedade civil organizada.
“A reunião apresentou internamente a proposta do programa. Essa plataforma é um canal de comunicação mais direto com o Estado”, reforça Assurbanipal Mesquita, titular da Seict.
Em fase de construção, o programa estará em constante aprimoramento. Ficou encaminhada a elaboração de um portfólio com os serviços e ações que cada pasta pode ofertar ao terceiro setor em evento futuro. Também será realizado um treinamento para que as entidades aprendam a usar a plataforma.