Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the updraftplus domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114

Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the wpforms-lite domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /code/wp-includes/functions.php on line 6114
Programa educacional de ensino remoto do Acre é destaque nacional – Noticias do Acre
Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'src' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Undefined index: noticiasdoacre-content in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79

Notice: Trying to get property 'ver' of non-object in /code/wp-content/themes/agenciaac-wp/inc/template-functions.php on line 79
inovação

Programa educacional de ensino remoto do Acre é destaque nacional

Com o início da pandemia de covid-19 em 2020, o ensino público estadual presencial foi suspenso e substituído pelo modelo de aulas remotas, como consequência das medidas de distanciamento social. 

O estado do Acre é marcado por comunidades isoladas e zonas rurais em que há dificuldade no acesso à internet e até mesmo ao sinal de televisão. Pensando nos alunos dessas regiões, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), criou, ainda em 2020, o Programa Escola em Casa.

Esse projeto visa atender alunos da rede estadual com aulas online, por meio da televisão e também pelo rádio.

Os professores e a administração da Secretaria de Educação adaptaram as aulas ao formato de áudio, para atender à demanda do ano letivo. Foto: cedida

De acordo com Rarismar Bezerra, chefe do Departamento de Mídias Digitais da SEE, o programa de rádio do Escola em Casa foi pensado e desenvolvido especificamente para atender à população regional, com o objetivo de atingir os estudantes que não possuem sinal televisivo em casa, na zona rural.

“Para que os alunos dessa região não perdessem o ano letivo criamos o programa de rádio. A proposta era comprar essas aulas, mas nós, da secretaria, queríamos disponibilizar aulas adaptadas ao contexto regional do Acre e da região Norte”, destaca.

Bezerra comenta ainda que os professores tiveram um grande desafio, pois seria necessário fazer com que os alunos entendessem o conteúdo sem visualizá-lo. O propósito foi alcançado, e as aulas via rádio foram totalmente desenvolvidas e veiculadas pela rede estadual de ensino.

Os programas de ensino da rádio também são ouvidos em outros estados da região Norte. Foto: cedida

“Nós recebemos mensagens na Secretaria de Educação dos pais dos alunos, que querem o retorno dessas aulas pelo rádio. Esses responsáveis deram total credibilidade ao projeto”, afirma Alzemir Batista, assessor pedagógico do Programa Escola em Casa.

Com a retomada do ensino 100% presencial em todo o estado, a radiotransmissão dos conteúdos escolares foi paralisada. De acordo com Silvia Barros, chefe da Divisão de Planejamento do Departamento de Mídias da SEE, o conteúdo vai ser readaptado para complementar o ensino programático presencial.

As videoaulas, transmitidas na televisão, e as audioaulas também estão disponíveis na Plataforma Educ, da Secretaria de Educação. Os estudantes podem acompanhar os conteúdos lecionados entre 2020 e 2021, como revisão.

Esse trabalho desenvolvido pela Educação do Acre foi veiculado em reportagem especial no programa Fantástico. A matéria Professores superam barreiras para levar conhecimento no Brasil concorreu ao Prêmio Paulo Freire de Jornalismo, e recebeu na noite da última segunda-feira, 18, a premiação.

A educação acreana também planejou videoaulas para complementar o estudo dos discentes da rede pública. Foto: cedida

A reportagem levou a nível nacional a proposta de ensino remoto utilizada na região Norte, também relatando a superação de barreiras no estado do Pará. O projeto acreano se tornou referência na região, e passou a ser consumido também em outros estados nortistas, como Rondônia e Amazonas.

O titular da educação do Acre, Aberson Carvalho, destacou o importante trabalho desempenhado pelos diversos profissionais da SEE para universalizar a educação no estado.

“De fato, uma matéria de grande importância, que mostra a realidade que muitos enfrentaram neste período de pandemia. Parabéns pelo prêmio, que conseguiu mostrar com clareza como nossas equipes de professores e gestores tiveram que se reinventar para que a educação não parasse, para que todos seguissem com acesso à educação”, conclui.

Ainda não há previsão de retorno do programa de rádio do Escola em Casa, mas o planejamento e readaptação do conteúdo já está em andamento, para que as audioaulas sejam retomadas.


Notice: ob_end_flush(): failed to send buffer of zlib output compression (1) in /code/wp-includes/functions.php on line 5464