Na manhã do dia, 18, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Política para as Mulheres (SEASDHM), em concordância com o Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial, participou da etapa municipal da Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), em Cruzeiro do Sul.
A 5ª edição do Conapir tem como tema O Enfrentamento ao Racismo e Outras Formas Correlatas de Discriminação Étnico-Racial e de Intolerância Religiosa, com o objetivo de promover respeito, proteção e conscientização dos direitos fundamentais da população afrodescendente, bem como a implementação de leis e políticas de promoção da igualdade racial nas esferas de governo, com a participação da sociedade civil organizada.
A titular da SEASDHM, Ana Paula Lima, valoriza o espaço democrático da conferência que une Estado, Município, Justiça e movimentos sociais: “Esse é um espaço de fomentação das políticas públicas e ações que irão contribuir na gestão do governo. Com a troca de conhecimentos e experiências, buscamos a união da sociedade, garantindo direitos humanos a todos”.
O governo segue o plano estadual de igualdade racial, promove a capacitação dos conselheiros e utiliza o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) como forma de articular à implementação do conjunto de políticas e serviços destinados a superar as desigualdades raciais no país, conseguindo assim, ampliar a efetividade e o alcance das medidas.
O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, diz-se interessado em prestigiar a conferência entre os municípios de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima: “Fico feliz de ver uma conferência com essa temática tão importante com uma boa participação. Devemos nos empenhar em discutir e promover o tema em nossa sociedade”.
Edilamar Marques, presidente do Conselho Municipal de Igualdade Racial de Cruzeiro do Sul, afirma: “Fico feliz em realizar essa etapa, pela importância de conseguir levar vozes que pregam igualdade, não só na cor da pele, mas também promovendo igualdade para os indígenas e abordando a intolerância religiosa”.
Ao fim do evento, foram levantadas avaliações e proposições de políticas públicas transversais como instrumento de promoção de igualdade de oportunidades voltadas à igualdade racial e à intolerância religiosa. A etapa estadual da V Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial está prevista para os dias 14 e 15 de junho, e a etapa nacional no período de 8 a 12 de maio de 2023, em Brasília, de forma híbrida, presencial e virtual.