Em mais uma edição do programa Opera Acre, pacientes que aguardavam na fila de espera estão passando por cirurgias gerais no Hospital Sansão Gomes, localizado no município de Tarauacá, interior do Acre. Os atendimentos começaram na quinta-feira, 16, feriado de Corpus Christi e terminam neste sábado, 18, com previsão de mais 24 procedimentos.
O mesmo mutirão acontece simultaneamente no hospital Raimundo Chaar, em Brasiléia, Ary Rodrigues, município de Senador Guiomard e Hospital Santa Juliana, em Rio Branco, este último com cirurgias de próteses dos joelhos.
Segundo a secretária da pasta Paula Mariano, a programação acontece durante toda a semana e alcança pacientes de todas as regionais do estado.
“De março, quando retomamos o programa, até a presente data, já foram mais de 1,9 mil procedimentos realizados, entre eles, cirurgias eletivas gerais, pediátricas ginecológicas e de cabeça e de pescoço. Só para a população de Tarauacá e Feijó, em 2022, já foram realizadas 96 cirurgias e mais de 100 procedimentos”, explicou a secretária.
O programa Opera Acre iniciou oficialmente em meados de 2019, mas foi suspenso mediante a pandemia. A programação foi retomada em março deste ano, levando mutirões que acontecem ao menos uma vez na semana, em todas as regionais do Acre, reduzindo o tempo de espera e a demanda reprimida de pacientes que aguardam por procedimentos cirúrgicos, além da realização de exames. No total estão sendo investidos R$ 2,8 milhões no programa.