Faz parte de uma gestão a busca por interlocuções, parcerias e intercâmbios de aprendizados para a melhoria dos serviços. Na saúde, então, é imprescindível o comprometimento com atualizações de protocolos e fluxos. Em razão disso, uma equipe da Rede de Urgência e Emergência (RUE) do Acre está em Brasília para realizar a articulação de intercâmbios.
O objetivo é estabelecer diálogo com a RUE do Distrito Federal a fim de entender a organização do serviço na capital do Brasil, pensando em uma adaptação à realidade do Acre, conforme explicou o coordenador da RUE Acre, Edvan Meneses.
“Estamos nos organizando para a reformulação de toda a RUE do Acre, organizando os fluxos e todas as portas de entrada do Estado. Nos reunimos com a Força Nacional do Sistema Único de Saúde e a coordenação nacional da RUE, em busca de parcerias e portarias de financiamento para as unidades de saúde estaduais”, pontuou Edvan.
Entre as agendas, a equipe da RUE Acre conheceu o fluxo de atendimento de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do DF, além do Hospital de Base, que é referência de alta complexidade em especialidades como politrauma e transplante de órgãos.
O que é a RUE?
A organização da Rede de Urgência e Emergência (RUE) tem a finalidade de articular e integrar todos os equipamentos de saúde com o objetivo de ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência e emergência nos serviços de saúde, de forma ágil e oportuna.